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2 de agosto de 2025

Brasil vê crescimento de 141% de ônibus elétricos no 1º semestre

ônibus elétricos enfileirados em apresentação

São Paulo foi a cidade que mais ampliou sua frota de ônibus elétricos no transporte municipal. Foto: Edson Lopes Jr./Divulgação/Secom.

O mercado brasileiro de ônibus elétricos registrou um aumento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacadas 306 unidades em todo o país, um aumento de 141% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram vendidas 127 unidades.

Só em junho, foram 34 novos ônibus em circulação, um crescimento de 278% em comparação ao mês anterior, quando foram emplacadas nove unidades.

Esses números refletem o avanço da eletromobilidade no transporte público, o impulsionamento da pauta da descarbonização e o aumento de políticas públicas para botar em ação o comprometimento de gestores municipais com a pauta.

 

Mercado em São Paulo

São Paulo é o epicentro da revolução elétrica no transporte público brasileiro. Dos 306 ônibus elétricos emplacados no primeiro semestre, 275 estão em operação na capital paulista, o que equivale a 90% do total nacional. 

A capital paulista foi destaque ao adquirir novas unidades durante todos os meses. Janeiro foi o mês de mais emplacamentos com 112 novos ônibus adquiridos – mas anualmente esse número já foi superado no início deste semestre, em julho, quando foram colocados em circulação mais 120 novos ônibus.

A transição para ônibus elétricos em São Paulo começou quando entrou em vigor a Lei Municipal nº 16.802/2018. Esta lei fixou um prazo de 20 anos, até 2038, para a emissão zero de gás carbônico (CO²) da frota paulistana de ônibus, mais redução de 95% de material particulado (MP) e de 95% de óxidos de nitrogênio (NOx). Metas anuais compulsórias de descarbonização das frotas também foram dadas às empresas na renovação dos contratos.

 

Outras cidades

Outras cidades do Estado de São Paulo também avançam no processo de transição de suas frotas no primeiro semestre de 2025, como São Bernardo do Campo (11 ônibus elétricos), Ribeirão Preto (4), Campinas (2) e Barueri (1), reforçando a liderança paulista em nível regional.

Nos outros Estados, embora as maiores capitais concentrem grandes frotas de ônibus coletivos, a participação de veículos elétricos ainda é baixa em relação ao total. São Paulo lidera a eletrificação do transporte público com ampla vantagem com 15 mil ônibus, seguida de Goiânia, com 3 mil, e Brasília, com 2.967.

A transição vem sendo acelerada por legislações locais e iniciativas federais, como o PAC Cidades, que oferece financiamento e incentiva a produção nacional de tecnologias limpas. Ainda assim, a expansão é desigual, com entraves de financiamento, infraestrutura e planejamento em diversas regiões.

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