Canal VE

6 de agosto de 2025

Brasil chega a meio milhão de veículos eletrificados vendidos

Mercado de veículos leves eletrificados vendeu 19.016 unidades apenas em julho. Foto: Freepik

O Brasil alcançou, em julho de 2025, um novo recorde para a eletromobilidade: mais de meio milhão de veículos leves eletrificados vendidos desde o início da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), iniciada em 2012. Ao todo, são 503.654 unidades comercializadas, volume expressivo que reflete a evolução acelerada da eletromobilidade no país.

No início da pesquisa, a mobilidade elétrica registrava apenas 117 veículos eletrificados vendidos em todo o ano de 2012. Treze anos depois, o cenário é outro, com diversas quebras de recordes no mercado brasileiro dos eletrificados.

No total, o mercado de veículos leves eletrificados vendeu 19.016 unidades apenas em julho, o que representa 8,27% de participação nas vendas totais de veículos leves no país, segundo dados da Fenabrave. Dentre os eletrificados, os modelos plug-in (BEV e PHEV) continuam liderando com folga, representando mais de 82% das vendas no mês. Os híbridos tradicionais responderam pelos 17,7% restantes, somando 3.362 unidades.


Novos recordes

O segmento de veículos 100% elétricos (BEV) também atingiu um feito inédito ao registrar 7.010 unidades comercializadas em julho, sendo o maior volume mensal da série histórica da ABVE.

O número supera o desempenho anterior, registrado em maio, quando 6.969 unidades tinham sido vendidas, e reforça o crescente interesse do consumidor brasileiro por soluções sustentáveis.

Outro recorde que merece destaque é a venda de ônibus elétricos, que registrou um marco histórico, com a comercialização de 160 unidades no mês, um crescimento exponencial de 370,6% em relação ao mês anterior, quando foram vendidas apenas 34 unidades.

 

Sudeste ainda em destaque

Apesar dos bons resultados nacionais, a eletromobilidade brasileira segue avançando de maneira desigual. O Sudeste continua liderando com folga, concentrando 46,2% das vendas (8.781 unidades), seguido pelas regiões Sul com 18,1% (3.446) e Nordeste com 17,3% (3.295). Centro-Oeste com 14% (2.664) e Norte com 4,4% (830) completam o ranking, evidenciando os contrastes regionais do país.

Segundo a ABVE, a distribuição geográfica desigual reflete não apenas fatores econômicos e logísticos, mas também políticas públicas regionais e a capacidade de absorção tecnológica dos mercados locais, sendo um dos principais desafios da eletrificação em escala nacional.

Entre as cidades que mais venderam veículos eletrificados em julho, São Paulo se destaca com 2.456 unidades, seguida por Brasília (1.573), Rio de Janeiro (736), Belo Horizonte (732) e Curitiba com (535). Os dados mostram uma clara tendência de concentração nas capitais e regiões metropolitanas com maior infraestrutura de suporte à mobilidade elétrica.

Ler o Anterior

Primeiro híbrido brasileiro terá 83% de suas peças nacionais

Mais Popular