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30 de setembro de 2025

BESS móvel leva recarga elétrica a locais sem infraestrutura

BESS móveis podem ser acoplados a caminhões elétricos e operar como verdadeiras usinas de energia limpa. Foto: Divulgação/Nansen

Ganhando espaço no ecossistema da mobilidade elétrica, os sistemas móveis de armazenamento de energia, o Mobile BESS, vêm expandindo o alcance da eletrificação, oferecendo recarga rápida e eficiente em locais estratégicos como rodovias, centros logísticos, eventos e regiões sem acesso à rede elétrica convencional.

Mais do que um simples “socorro elétrico”, o BESS representa uma infraestrutura flexível, escalável e sustentável, capaz de fornecer energia limpa em diversos cenários. Além de apoiar operações logísticas e obras temporárias, o sistema também é uma solução eficaz em emergências, atuando de forma silenciosa e com zero emissões de carbono.

 

Equipamento

Equipados com baterias de alta capacidade e carregadores rápidos integrados, os BESS móveis podem ser acoplados a caminhões elétricos e operar como verdadeiras usinas de energia limpa, prontas para atender veículos, equipamentos e operações críticas. 

De acordo com Robert Danelhe, Head de Produtos & Novos Negócios da Nansen, mais do que socorrer um motorista em apuros, o BESS móvel leva infraestrutura onde ela não existe. “Trata-se de um novo patamar de flexibilidade energética, alinhado à transição para uma matriz mais limpa”, explica Danelhe.

A aplicação da tecnologia, não se restringe à mobilidade elétrica. Sistemas BESS já estão presentes em hospitais, aeroportos, data centers e indústrias, garantindo continuidade operacional em situações de falha da rede elétrica. A integração entre a infraestrutura fixa, como os corredores de alta potência (HPC), e a infraestrutura móvel será fundamental para ampliar a confiança e a conveniência no uso dos veículos eletrificados no Brasil.

Com as vendas de eletrificados em forte expansão e projeções que apontam para mais de 4 milhões de veículos em circulação até 2034, o chamado “socorro elétrico” surge como complemento estratégico à rede de recarga existente. “Até que os corredores HPC estejam plenamente instalados nas principais rodovias, esse serviço ganha relevância ao oferecer segurança, conveniência e confiança para quem já faz parte da transição para a mobilidade elétrica”, reforça Danelhe.

 

Experiências no Brasil

No Brasil, soluções móveis de armazenamento de energia já começam a ser testadas no transporte coletivo. Em São Paulo, a empresa Gato Preto, que opera em diversas regiões da capital, está substituindo parte da frota a diesel por ônibus 100% elétricos. Para dar suporte à operação, cada garagem está sendo equipada com uma unidade do BESS Móvel, com capacidade de fornecer até 50 kWh de carga.

Em Goiânia, a tecnologia também já foi incorporada ao sistema público. O BRT da capital recebeu o primeiro BESS Móvel com carregador integrado do país, com capacidade de 50 kWh e potência de recarga de 60 kW. A solução funciona como alternativa emergencial para ônibus elétricos que ficam sem bateria durante a operação, garantindo a continuidade dos serviços.

O recurso, lançamento pioneiro da Nansen, permite que veículos em circulação recebam energia suficiente para retornar à base, evitando a necessidade de remoção por guincho e reduzindo impactos no trânsito.

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