Aliança pela Mobilidade Sustentável contribui para o desenvolvimento da eletromobilidade no Brasil. Foto: Divulgação/99.
A Aliança pela Mobilidade Sustentável já viabilizou 35,3% de toda a frota de veículos eletrificados em circulação no Brasil. Do total de 566.587 veículos eletrificados registrados no país, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), cerca de 200 mil unidades estão nas ruas como resultado direto das ações da coalizão, criada em 2022 e liderada pela 99.
As empresas ligadas à Aliança também respondem por aproximadamente um terço dos pontos de recarga instalados no Brasil, consolidando-se como um dos principais agentes estruturantes da infraestrutura de eletromobilidade nacional. Desde a sua criação, o grupo já direcionou R$ 400 milhões em investimentos voltados à mobilidade elétrica.
O foco da iniciativa está nos motoristas e motociclistas de aplicativo, público considerado estratégico para acelerar a adoção dos veículos eletrificados no país. Isso porque esses usuários têm alta quilometragem diária, o que gera maior impacto na redução das emissões nos grandes centros. Além disso, a eletrificação nesse segmento representa ganhos econômicos para os condutores e melhora na qualidade de vida nas cidades.
“O objetivo central da Aliança é criar condições reais para a adoção de veículos elétricos no Brasil, com foco em motoristas e motociclistas de aplicativo, os primeiros usuários naturais destes veículos, que encontram na mobilidade elétrica mais economia, eficiência e melhor qualidade de vida”, afirma Thiago Hipólito, diretor de Inovação da 99 e fundador da coalizão.

Novas empresas na Aliança
A Aliança pela Mobilidade Sustentável anunciou, em 4 de dezembro de 2025, a entrada de novas empresas na coalizão: YVY Capital, GAC, BR22, Seteloc, Riba Bike, Bebike, Bliv, Serttel e GoMoov. Com os novos integrantes, o grupo passa a contar com 32 empresas parceiras, entre montadoras, empresas de infraestrutura, locadoras, instituições financeiras e iniciativas ligadas a créditos de carbono.
O anúncio aconteceu durante a terceira edição do Fórum Aliança, realizado em São Paulo, com a presença de um grupo seleto de representantes de empresas envolvidas diretamente na mobilidade elétrica.
No evento, também foi confirmado o aporte da 99 como investidora âncora do Fundo de Eletromobilidade de Duas Rodas da YvY Capital, com investimento superior a R$ 45 milhões.
O movimento viabiliza a operacionalização do fundo, que tem como meta fomentar a eletrificação do mercado de motocicletas no Brasil. O projeto prevê a produção e comercialização de 600 mil motos elétricas até 2035, volume que representaria cerca de 20% do mercado nacional de duas rodas.

Expansão da 99 no Brasil
O aplicativo da 99 já opera com mais de 30 mil veículos eletrificados em 173 municípios brasileiros. Ao todo, os motoristas parceiros da empresa já realizaram 34 milhões de viagens, somando 267 milhões de quilômetros rodados para o transporte de cerca de 51 milhões de passageiros.
De acordo com a companhia, essa frota já evitou a emissão de 31,2 mil toneladas de CO₂, o equivalente ao plantio de 245 mil árvores.
E a expectativa para os próximos anos é aumentar ainda mais a participação de veículos eletrificados nas operações. Até 2030, a meta é chegar a 130 mil veículos eletrificados ativos na plataforma da 99 e ampliar a rede nacional para 60 mil estações de recarga.
Em um horizonte mais longo, até 2040, a coalizão projeta consolidar um ecossistema de mobilidade elétrica considerado inclusivo, escalável e sustentável, ampliando o impacto ambiental positivo e a eficiência do transporte urbano.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.