Canal VE

22 de setembro de 2025

496 km/h: Yangwang U9 Xtreme é o carro mais rápido do mundo

Recorde foi registrado na pista de testes em Papenburg, na Alemanha. Foto: Divulgação/BYD

Superesportivo elétrico da submarca de luxo da BYD, o Yangwang U9 Xtreme se tornou o carro mais rápido do mundo após registrar 496,22 km/h na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, em 14 de setembro de 2025.

O modelo superou não apenas o recorde anterior de veículos elétricos, mas também a marca de 490,484 km/h registrada pelo carro a combustão mais veloz, tornando-se oficialmente o carro de produção mais rápido do mundo.

Conquista

A conquista foi conduzida pelo piloto alemão Marc Basseng, veterano em corridas de resistência. Segundo ele, o desempenho do U9X só foi possível graças à arquitetura elétrica. “Tecnicamente, algo assim não é possível com um motor de combustão. Graças ao motor elétrico, o carro é silencioso, não há mudanças de carga, e isso me permite me concentrar ainda mais na pista”, diz.

A vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, destacou o simbolismo da conquista, relatando que a marca não reconhece o impossível. “É um momento de enorme orgulho. É fantástico que o carro de produção mais rápido do mundo agora seja elétrico.”

U9 Xtreme é uma evolução do U9 já vendido na China. Foto: Divulgação/BYD

U9 Xtreme

O U9 Xtreme é uma evolução do U9 já vendido na China. O modelo recebeu melhorias importantes, como um sistema elétrico de 1200 V (ante 800 V do antecessor), bateria Blade de fosfato de ferro-lítio com alta taxa de descarga, quatro motores de até 30.000 rpm que entregam mais de 3.000 cavalos de potência combinados, pneus semi-slick de pista e uma suspensão revisada para suportar velocidades extremas.

O modelo terá produção limitada a apenas 30 unidades. O nome faz referência ao inglês “Extreme”, em alusão ao limite e ao desconhecido, conceitos que a marca associa ao espírito de inovação em mobilidade elétrica.

Com o recorde, a BYD e a Yangwang não apenas reforçam o avanço tecnológico dos veículos elétricos, mas também desafiam o domínio histórico dos superesportivos a combustão no topo da velocidade.

Ler o Anterior

BYD Song Plus 2026 em review: novo design e mais tecnologia

Ler o Próximo

Volvo garante corredor elétrico de Pelotas a Jericoacoara

Mais Popular