Público tem a chance de se encontrar com os pilotos no pit lane. Foto: Divulgação/Fórmula E.
O Sambódromo do Anhembi está pronto para receber o e-Prix São Paulo do Campeonato Mundial ABB Fia Fórmula E, neste sábado, 16 de março de 2024. E para que a torcida possa acompanhar a prova ao vivo do circuito montado no entorno do Anhembi, um esquema especial de transporte foi montado para o acesso ao local, que abrirá os portões às 6h30. Ainda há ingressos disponíveis para a corrida na bilheteria oficial do evento.
A principal recomendação é que o público vá ao Anhembi utilizando transporte público, em especial o metrô. A estação Portuguesa-Tietê (linha azul) é a mais próxima do Anhembi. De acordo com a SPTrans, a linha especial 179A/10 Metrô Tietê – Anhembi será ativada para transportar o público, na ida e na volta, das 7h às 19h. A tarifa dessa linha é R$ 4,40, que pode ser paga com o Bilhete Único ou dinheiro.
O embarque no sentido bairro será na Av. Cruzeiro do Sul, 1.777, ao lado do Terminal Rodoviário Tietê, e no sentido centro, na Av. Olavo Fontoura (Portão 02, próximo à Churrascaria Anhembi no ponto de passagem atual). Segundo a organização, haverá promotores para orientar o público nos pontos de embarque e desembarque.
Táxis e transporte por aplicativo
Devido ao fechamento de algumas ruas e avenidas no entorno do Sambódromo, agentes de trânsito vão monitorar o embarque e desembarque de passageiros. Somente os táxis oficiais da cidade de São Paulo poderão passar pelos bloqueios das ruas até os pontos de desembarque de táxi pré-determinados. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito), são três bolsões de desembarque destinados aos táxis: Avenida Olavo Fontoura, sentido Santana, próximo ao Portão 2; Rua Brazelisa Alves de Carvalho x Avenida Olavo Fontoura; e Rua Brazelisa Alves de Carvalho, entre a Avenida Olavo Fontoura e a Rua Melo Nogueira.
Já os serviços de transporte por aplicativo, como Uber e 99 App, entre outros, só poderão acessar os pontos de desembarque na Avenida Braz Leme, 276; e Rua Marechal Odylio Denys, 138.
Estacionamento
O evento terá dois estacionamentos disponíveis para o público: o Estacionamento Tietê, na Rua Voluntários da Pátria, 498, fica a dois minutos de caminhada até o ponto de embarque do shuttle para o evento — É possível fazer uma pré-reserva, com desconto; e o Estacionamento GL, próximo à entrada E4, localizado na Av. Olavo Fontoura, 327.
Programação do evento
Embora as atividades no circuito do Anhembi tenham início oficialmente na sexta-feira, com a primeira sessão de treinos livres, o público só terá acesso ao evento no sábado, dia 16 de março de 2024. Os portões serão abertos às 6h30. Confira a programação completa:
6h30: Abertura dos portões e do Allian Fan Village (norte e Sul)
7h30: Treino livre 2
8h45 – 9h00: Meet & Greet dos pilotos com a ABT Cupra (Lucas Di Grassi e Robin Frijns)
9h40 – 11h00: Treino de classificação
11h30 – 12h10: Sessão de autógrafos e caminhada no Pit Lane
12h40 – 12h55: Desfile dos pilotos
14h04: Largada do e-Prix São Paulo 2024
15h30: Cerimônia do Pódio (com entrada na pista liberada)
16H00: Apresentação musical com DJ Bruno Martini
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.