Canal VE

20 de julho de 2024

VWCO terá ônibus 100% elétrico fabricado no RJ ainda em 2024

Ônibus elétrico e-Volksbus tem carroceria pintada de azul

Ônibus 100% elétrico da VWCO, e-Volksbus, será produzido no Brasil em 2024. Foto: Divulgação/VWCO.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) começará a produzir ônibus elétricos ainda em 2024, em sua fábrica em Resende (RJ). Batizado de e-Volksbus, o modelo está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da VWCO, localizado na cidade fluminense, e compartilha tecnologias e componentes com o e-Delivery, caminhão 100% elétrico da marca comercializado há cinco anos no país.

A confirmação da fabricação no e-Volksbus no Brasil aconteceu durante o fórum RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro, evento organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), e realizado nos dias 12 e 13 de março de 2024, no Rio de Janeiro (RJ). 

“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Testes desde 2023

O modelo apresentado no fórum “RJ Eletromobilidade” está em testes desde maio de 2023, tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, suficiente para um dia inteiro de operações em linhas programadas no transporte urbano de passageiros. Segundo a empresa, o veículo conta com o sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade. 

Além disso, vem com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo. 

Como um diferencial para as condições climáticas extremas enfrentadas por diversas cidades do Brasil, o veículo tem proteção contra inundações ou enchentes. Conta ainda com suspensão pneumática integral e sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros.

 

Construção modular

De acordo com o comunicado divulgado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, o modelo utiliza uma solução de arquitetura modular para a construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros.

A configuração, concebida pela equipe de engenharia da VWCO, permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro, otimizando a fabricação conforme a necessidade do cliente.

Ler o Anterior

BYD já tem novas plataformas para baratear elétricos e híbridos

Ler o Próximo

Saiba como chegar ao e-Prix São Paulo de Fórmula E no Anhembi

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular