Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Anuário da PNME mostra rumos para mobilidade elétrica no Brasil

Imagem mostra veículos trafegando em rodovia ao nascer do sol

Brasil registrou crescimento na infraestrutura de recarga em rodovias em 2023. Foto: Envato/Elements.

O Brasil registrou, em 2023, um avanço significativo na transição energética da mobilidade, com novos modelos de veículos elétricos disponíveis e ampliação da infraestrutura de recarga, mas ainda precisa de um planejamento estruturado, considerando a diversidade e a necessidade de cada região, para consolidar a mudança no futuro.

É o que mostra a 3ª edição do Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica, um amplo estudo sobre a descarbonização do Brasil, produzido pela Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME).

A publicação aborda em seis capítulos temas como crescimento do mercado, potencial dos veículos pesados, infraestrutura de recarga, políticas públicas, estratégias corporativas e a cadeia de valor das baterias. 

Apesar dos avanços alcançados no último ano, o estudo avalia que o país ainda enfrenta desafios substanciais, como a expansão da infraestrutura de recarga, o fortalecimento da cadeia de valor das baterias e a necessidade de ajustes nas políticas públicas para proporcionar segurança jurídica e previsibilidade para investimentos a médio e longo prazo. 

Além disso, destaca a importância de se formar mão de obra qualificada para desenvolver a eletromobilidade no país.

“Os anuários brasileiros da mobilidade elétrica são uma referência e vitrine do assunto no cenário nacional. Em linhas gerais, eles visam atingir os macros objetivos de fomentar a aprendizagem sobre eletromobilidade, oferecer bases ao desenvolvimento da política pública para o tema e identificar novas oportunidades para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou Bruno Portella, que representou a PNME no lançamento do anuário, durante o Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste, em 15 de dezembro de 2023.

Homens estão sentados em poltrona durante apresentação de painel em congresso
Autores do 3º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica apresentam estudo. Foto: Divulgação/PNME.

Time de especialistas

O 3º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica se destaca pela diversidade de autores e colaboradores, trazendo uma visão abrangente sobre a eletromobilidade no Brasil. 

O documento, disponível gratuitamente no site da PNME, tem autoria de André Fortes Chaves, Edgar Barassa, Rafael Augusto Seixas Reis de Paula, Robson Ferreira da Cruz e Rodrigo Wolffenbüttel, e revisão de Ana Beatriz Rebouças, André Cieplinski, Flávia Consoni, Janayna Bhering, Lucas Gonçalves Dornelas, Luciane Neves Canha, Maria de Fatima N. C. Rosolem, Rafael Augusto Seixas Reis de Paula, Raul Beck, Sérgio Knorr Velho e Valério Marochi.

Ler o Anterior

Vibra coloca em operação mais oito eletropostos em dezembro

Ler o Próximo

Porto Alegre contará com 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular