Canal VE

18 de maio de 2024

Parceria de TEVX Motors e CATL reforça ônibus elétricos no Brasil

Ônibus elétrico cinza parado na rua

A parceria garante baterias de última geração para os produtos TEVX Higer. Foto: Divulgação/TEVX

A Higer Bus, que no Brasil é representada pela TEVX Motors, anunciou um acordo com a CATL para o fornecimento de baterias, serviços de garantia e de peças de reposição para a marca no país. A parceria garante baterias de última geração para os produtos TEVX Higer, que rodarão no país, além do fornecimento de novas tecnologias que surjam no futuro.

“A CATL já fornece baterias para quase 90% dos ônibus elétricos da China, incluindo os mais de 60 mil ônibus elétricos da Higer que circulam por 138 países, uma parceria que contribui para o sucesso da operação, e aqui não será diferente”, explica Alexandre Colonese, diretor comercial da TEVX.

No comunicado, a empresa chinesa reitera o anúncio da sua fábrica no Brasil em 2024, mas que sua base de operações será iniciada ainda no ano de 2023, em São Paulo. O serviço contará com atendimento a veículos elétricos e formará profissionais para a manutenção desse tipo de tecnologia no Brasil. 

Ônibus 100% elétrico cinza estacionado
A TEVX Higer escolheu o estado do Ceará para a instalação de sua fábrica, para 2024. Foto: Divulgação/TEVX

TEVX no Brasil

A marca chinesa já trabalha em seu desenvolvimento dentro do mercado nacional, e deu dois passos para fortalecer sua estratégia de negócios. 

O primeiro foi que a empresa definiu o estado do Ceará como o local de sua fábrica, mais precisamente na região do Pecém, em Fortaleza.

O investimento total será de US$ 50 milhões (cerca de R$ 260 milhões) na construção do projeto de montagem. O local prevê o abastecimento de todo o mercado sul-americano. O início das atividades da fábrica será em 2024, com capacidade inicial de produção de 300 a 400 ônibus por ano. Entre 2026 e 2027 a ideia é dobrar a capacidade de produção, com a segunda etapa da planta.

O segundo passo da TEVX no Brasil são as parcerias com prefeituras para a venda de seus ônibus elétricos. No caso mais recente, a empresa venceu a licitação para fornecer os veículos para a cidade de Cascavel (PR). A marca já trabalha com conversas em outras cidades do país para firmar parcerias para o fornecimento de ônibus elétricos. O contato inclui Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Ler o Anterior

Marcopolo demonstra tecnologia dos ônibus elétricos no Brasil

Ler o Próximo

Frota mundial terá 100 milhões de VEs até 2026, diz BloombergNEF

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular