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Oito em dez empresas possuem ou planejam ter carregador de VE

Detalhe da recarga de carro elétrico

Empresas brasileiras estão aderindo à transição energética das frotas corporativas. Foto: Arquivo.

A transição energética já é uma realidade dentro das frotas corporativas brasileiras. Um estudo da Edenred Ticket Log, marca da Edenred Brasil, mostra que 80% das empresas já contam com carregadores para veículos elétricos em suas bases ou têm planos de instalá-los em breve.

Segundo o levantamento, 76% das empresas que já utilizam veículos elétricos realizam o carregamento em suas próprias sedes, e 42% delas contam com fornecedores que oferecem soluções específicas para essa necessidade. Entre as companhias que ainda não começaram a eletrificar suas frotas, 87% pretendem instalar pontos de recarga nos próximos anos, sinalizando um avanço significativo na infraestrutura de mobilidade sustentável.

 

Desafios 

O estudo também investigou a estrutura atual de recarga nas empresas e os principais desafios enfrentados pelos gestores de frota. Em média, as companhias com veículos elétricos possuem oito carregadores instalados em suas bases. Um terço delas (33%) conta com apenas um equipamento, enquanto outras 33% dispõem de dois a cinco. Já 13% das empresas têm entre seis e dez carregadores, e outras 13% ultrapassam 11 unidades.

Entre as dificuldades relatadas para realizar o carregamento interno, 16% dos gestores apontaram limitações de capacidade e infraestrutura, e 8% citaram o alto custo dos carregadores e da manutenção. Ainda assim, muitas empresas têm adotado alternativas: 17% utilizam as residências de colaboradores para as recargas e 26% recorrem a hubs públicos.

Bruno Barbosa posa para foto em frente a logo da Edenred
Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil. Foto: Divulgação/Edenred.

Sudeste e Sul concentram maior número de veículos elétricos

A pesquisa também traçou o mapa da distribuição dos veículos elétricos no Brasil. Cerca de 70% da frota eletrificada está nas capitais, enquanto o restante se encontra em cidades do interior. A região Sudeste lidera o ranking, seguida pelo Sul. Juntas concentram 68% de todos os veículos elétricos do Brasil.

O Nordeste e o Centro-Oeste aparecem com participações semelhantes, com 14,2% e 14,5% respectivamente, e o Norte responde por pouco mais de 3%.

O crescimento da infraestrutura acompanha esse movimento: em setembro de 2025, o Brasil tinha 16.880 pontos de recarga, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Bruno Barbosa, diretor de estratégia e mobilidade elétrica da Edenred Brasil, destacou que o cenário atual mostra grandes oportunidades para o processo de eletrificação de frotas no Brasil. 

“Além da evidente redução nas emissões de gases de efeito estufa, essa transição traz benefícios operacionais muito concretos, como a otimização da gestão de energia e a integração com soluções de mobilidade inteligente. Veículos elétricos, ao serem conectados a sistemas de telemetria avançada, permitem uma análise em tempo real do desempenho e da eficiência, possibilitando a tomada de decisão para manutenções preditivas e uso eficiente da frota,” destacou Barbosa.

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