Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Intersolar 2023 traz espaço para veículos elétricos como destaque

Publico aguardando para entrar na Intersolar 2023

Intersolar South America 2023 espera 50 mil visitantes durante os três dias de evento. Foto: Wissam Haddad/Canal VE

Com destaque para eletromobilidade dentro do evento, a The smarter E South America 2023, a maior feira de energia solar da América Latina, começa hoje (29 de agosto de 2023). A feira contará com uma mostra exclusiva para a mobilidade elétrica, chamado de Power2Drive South America. 

Dentro da mostra Power2Drive, haverá a E-mobility@Power2Drive, uma exposição de veículos para mobilidade individual com emissão zero de poluentes, como motocicletas e mobiletes silenciosas, e bicicletas e skates com assistência elétrica. 

Além de exposições, o evento contará com bate-papo e discussões sobre o presente e o futuro da mobilidade elétrica no Brasil. 

O Canal VE, além de estar com estande exclusivo para a feira, fará a cobertura de todas as novidades, lançamentos, palestras e curiosidades da eletromobilidade presentes na feira.

O evento The smarter E South America 2023 acontece no Expo Center Norte, na Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP), de 29 a 31 de agosto, das 12h às 20h. Informações sobre os ingressos podem ser obtidas no site oficial do evento.

Publico e estandes da Intersolar 2023
Com cobertura completa e estande na feira, o Canal VE marca presença na Intersolar 2023. Foto: Wissam Haddad/Canal VE

Debate sobre eletromobilidade com Adalberto Maluf

Adalberto Maluf é secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Maluf e já ocupou cargos voltados para a eletromobilidade como diretor da BYD no Brasil e presidente da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos). 

Neste primeiro dia de evento, o secretário falou um pouco sobre a transição energética no Brasil, principalmente sobre os ônibus elétricos.

“Estamos primeiro trabalhando com a indústria. Nós não queremos fomentar o mercado de ônibus elétricos na velocidade que a indústria não pode absorver. E nós tampouco queremos importar ônibus chineses no país que já teve o maior fabricante de ônibus do mundo”, comenta Maluf.

Adalberto Maluf participando de um debate sobre mobilidade elétrica na Intersolar 2023
Adalberto Maluf (esq.) falou no primeiro dia de evento sobre os desafios e os caminhos para a mobilidade elétrica. Foto: Rubens Morelli/Canal VE

Aldo Solar e infraestrutura de recarga

Empresa com foco em energia solar, a Aldo Solar também está atenta ao mercado de mobilidade elétrica no Brasil. 

A parceira da Growatt está com dois equipamentos de recarga para carros elétricos na Intersolar 2023. A empresa levou os equipamentos para demonstrar seu uso em duas soluções, uma representando um wallbox de carga lenta, com foco no uso residencial, e um de carga rápida, visando o uso comercial.

“A ideia da Aldo Solar, na verdade, é trazer sustentabilidade não só para o telhado do cliente, com a energia fotovoltaica, mas também para sua mobilidade, que ele migre para a mobilidade elétrica. Então, se ele tiver um sistema de carregamento veicular eficiente, que possa pegar a energia que ele gerou com o Sol e ‘jogar’ dentro da bateria do carro dele, seria incrível. É isso que estamos trazendo para o mercado”, explica Jefferson Meneguite, coordenador de produtos da Aldo Solar, sobre a função da empresa para o setor da eletromobilidade.

Jeferson Meneguite, coordenador de produtos da Aldo Solar
Jeferson Meneguite, coordenador de produtos da Aldo Solar, explica ao Canal VE, qual o objetivo da empresa com os carregadores de veículos elétricos. Foto: Rubens Morelli/Canal VE

BYD apresentando um ecossistema para VEs

A BYD também está presente na Intersolar 2023, levando para seu estande um Song Plus e com o carport, uma solução para recarga de veículos elétricos com painéis solares.

Em entrevista exclusiva ao Canal VE, Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD, ressaltou a importância do carport como uma estação de recarga de energia limpa.

“Quando você adquire um carro elétrico ou um híbrido (plug-in), é importante você ter todo um ecossistema sustentável por trás. De nada adianta ter um carro elétrico e continuar usando energia elétrica que não advém de uma fonte sustentável. A BYD, nesse sentido, ajuda você a construir esse ecossistema com o carport, que pode ser instalado na garagem da sua casa com placas solares”, explica Sócrates Rodrigues sobre o ecossistema sustentável, proposto pela BYD na Intersolar 2023.

Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD, ao lado de um Song Plus e acima deles um estrutura de carport
Segundo o diretor de projetos da BYD, a marca apresenta um ecossistema de energia limpa, contando com infraestrutura de recarga através de energia solar, além dos VEs. Foto: Rubens Morelli/Canal VE

Ler o Anterior

Canal VE e Cicloway vão sortear um patinete elétrico na Intersolar

Ler o Próximo

Empresa apresenta moto elétrica na Intersolar South America 2023

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular