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Goiânia terá terminal de ônibus com 23 carregadores de 240 kW

ônibus elétrico recebe recarga em estação da Nansen

Sistema BRT Goiânia terá terminal com 23 estações de recarga para os ônibus elétricos. Foto: Divulgação/Nansen.

O sistema BRT Goiânia terá o maior terminal de eletromobilidade urbana do Brasil, com 23 carregadores de 240 kW de potência, com dois conectores cada, possibilitando a recarga de 46 ônibus elétricos simultaneamente. A infraestrutura está sendo implementada pela Nansen, empresa especializada em soluções de recarga para a mobilidade elétrica urbana.

O projeto prevê ainda um sistema móvel de armazenamento de energia com carregador integrado — conhecido como BESS móvel — capaz de atuar em situações emergenciais ou de pico de demanda, reforçando a segurança energética da operação. As obras estão em fase avançada, e o terminal deve entrar em operação dentro de algumas semanas. 

“Nosso objetivo é garantir que Goiânia conte com uma infraestrutura elétrica sólida, inteligente e preparada para sustentar o transporte coletivo do futuro. A mobilidade elétrica demanda planejamento, estabilidade e eficiência, e é exatamente isso que este projeto entrega”, afirma João Pedro Tabelini, gerente de eletromobilidade da Nansen.

Estações de recarga estão posicionadas lado a lado em terreno
Estações de recarga estão sendo implementadas pela Nansen. Foto: Divulgação/Nansen.

Projeto Nova Anhanguera

De acordo com a empresa, os novos carregadores estão sendo instalados no Eletroposto Oeste, na garagem da Metrobus, em Goiânia, dentro do Projeto Nova Anhanguera, que moderniza e reorganiza o sistema de transporte metropolitano

Com potência total de 6 MVA, a estrutura permitirá a operação de veículos 100% elétricos, reduzindo emissões e ampliando a eficiência energética do transporte coletivo regional.

Já o BESS Móvel, com capacidade de 50 kWh e potência de 60 kW, funcionará como uma unidade de apoio emergencial, capaz de realizar recargas rápidas em situações de falha ou imprevistos durante a operação. 

“O BESS móvel foi projetado para aumentar a segurança e a confiabilidade ao transporte coletivo mesmo em condições adversas. É uma solução com aplicação comercial inédita, voltada principalmente para assegurar a estabilidade da operação”, destaca Tabelini.

Imagem aérea mostra estações de recarga posicionadas lado a lado em terreno
Terminal terá 23 carregadores de 240 kW de potência cada. Foto: Divulgação/Nansen.

Como funciona o BESS?

O BESS (Battery Energy Storage System) é um sistema de armazenamento de energia em baterias de alta capacidade que permite gerenciar a demanda elétrica, otimizar o consumo e aumentar a confiabilidade das operações. 

O uso dessa tecnologia traz ganhos diretos para o transporte coletivo, ao possibilitar redução de custos com energia, aproveitamento de horários de menor tarifa e maior estabilidade nos processos de recarga de ônibus elétricos.

Além dos benefícios operacionais, o BESS contribui para diminuir a dependência de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de CO₂, apoiando a descarbonização das cidades. 

Outra vantagem, segundo a empresa, é que o sistema viabiliza a expansão de frotas elétricas mesmo em áreas onde a rede elétrica tem limitações, garantindo que a mobilidade sustentável avance sem depender exclusivamente da infraestrutura já existente.

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