Sistema BRT Goiânia terá terminal com 23 estações de recarga para os ônibus elétricos. Foto: Divulgação/Nansen.
O sistema BRT Goiânia terá o maior terminal de eletromobilidade urbana do Brasil, com 23 carregadores de 240 kW de potência, com dois conectores cada, possibilitando a recarga de 46 ônibus elétricos simultaneamente. A infraestrutura está sendo implementada pela Nansen, empresa especializada em soluções de recarga para a mobilidade elétrica urbana.
O projeto prevê ainda um sistema móvel de armazenamento de energia com carregador integrado — conhecido como BESS móvel — capaz de atuar em situações emergenciais ou de pico de demanda, reforçando a segurança energética da operação. As obras estão em fase avançada, e o terminal deve entrar em operação dentro de algumas semanas.
“Nosso objetivo é garantir que Goiânia conte com uma infraestrutura elétrica sólida, inteligente e preparada para sustentar o transporte coletivo do futuro. A mobilidade elétrica demanda planejamento, estabilidade e eficiência, e é exatamente isso que este projeto entrega”, afirma João Pedro Tabelini, gerente de eletromobilidade da Nansen.

Projeto Nova Anhanguera
De acordo com a empresa, os novos carregadores estão sendo instalados no Eletroposto Oeste, na garagem da Metrobus, em Goiânia, dentro do Projeto Nova Anhanguera, que moderniza e reorganiza o sistema de transporte metropolitano.
Com potência total de 6 MVA, a estrutura permitirá a operação de veículos 100% elétricos, reduzindo emissões e ampliando a eficiência energética do transporte coletivo regional.
Já o BESS Móvel, com capacidade de 50 kWh e potência de 60 kW, funcionará como uma unidade de apoio emergencial, capaz de realizar recargas rápidas em situações de falha ou imprevistos durante a operação.
“O BESS móvel foi projetado para aumentar a segurança e a confiabilidade ao transporte coletivo mesmo em condições adversas. É uma solução com aplicação comercial inédita, voltada principalmente para assegurar a estabilidade da operação”, destaca Tabelini.

Como funciona o BESS?
O BESS (Battery Energy Storage System) é um sistema de armazenamento de energia em baterias de alta capacidade que permite gerenciar a demanda elétrica, otimizar o consumo e aumentar a confiabilidade das operações.
O uso dessa tecnologia traz ganhos diretos para o transporte coletivo, ao possibilitar redução de custos com energia, aproveitamento de horários de menor tarifa e maior estabilidade nos processos de recarga de ônibus elétricos.
Além dos benefícios operacionais, o BESS contribui para diminuir a dependência de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de CO₂, apoiando a descarbonização das cidades.
Outra vantagem, segundo a empresa, é que o sistema viabiliza a expansão de frotas elétricas mesmo em áreas onde a rede elétrica tem limitações, garantindo que a mobilidade sustentável avance sem depender exclusivamente da infraestrutura já existente.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.