Canal VE

14 de junho de 2024

Fórmula E confirma abertura da nova temporada em São Paulo

Imagem mostra carros de frente na reta principal após largada do E-Prix de São Paulo

Carros da Fórmula E se aproximam da primeira curva no circuito montado no Sambódromo do Anhembi. Foto: Divulgação/Fórmula E.

A Fórmula E confirmou que São Paulo será a sede do primeiro E-Prix da 11ª temporada da categoria mais eletrizante do automobilismo mundial. A corrida está marcada para o dia 7 de dezembro de 2024, no circuito de rua montado no entorno do Sambódromo do Anhembi. Será a terceira vez que a capital paulista receberá uma etapa da Fórmula E. 

A próxima temporada terá 17 etapas no total, o maior número da história da competição. Além disso, marcará a estreia oficial do carro Gen3 EVO na competição, uma versão 36% mais rápida que a dos atuais carros da categoria, e 30% mais rápido que um carro da Fórmula 1. O novo monoposto é capaz de acelerar de 0 a 60 milhas por hora (0 a 96 km/h) em 1,82 segundo.

“O novo e melhorado calendário oferece uma combinação perfeita de circuitos para os pilotos levarem seus carros atualizados ao limite, mantendo-se fiéis ao nosso DNA de corridas de rua e à ação na pista que isso produz”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

Testes do Gen3 Evo
A versão Gen3 EVO fará sua estreia na 11ª temporada da Fórmula E. Foto: Divulgação/Fórmula E

Calendário completo

Esta será a primeira vez que o Brasil sediará a abertura da temporada da Fórmula E. Nas outras duas vezes em que o circuito do Anhembi fez parte do calendário da categoria, as provas garantiram muitos elogios dos pilotos e emoção de sobra para o público. 

Em 2023, o vencedor foi o neozelandês Mitch Evans, com uma diferença de 0,2 s para o segundo colocado. Já em 2024, na 10ª temporada, o britânico Sam Bird levou a melhor ao fazer uma ultrapassagem nos últimos metros da prova.

Na próxima temporada, a etapa paulistana será disputada em dezembro — e não mais em março, o que significa um maior tempo de preparação no Sambódromo sem a concorrência do Carnaval.

Além de São Paulo (a única etapa a ser realizada ainda em 2024), a 11ª temporada terá ainda provas em locais já conhecidos da Fórmula E, como Cidade do México (México), Diriyah (Arábia Saudita), Miami (EUA), Mônaco, Tóquio (Japão), Xangai (China), Berlim (Alemanha e Londres (Inglaterra), entre outras sedes.

“Com 17 corridas ao longo da temporada e nosso carro mais avançado estreando na pista, estamos oferecendo aos nossos fãs um esporte de ponta que não poderíamos ter imaginado quando fundamos o campeonato há pouco mais de 10 anos”, afirmou Alberto Longo, cofundador e diretor do campeonato da Fórmula E.

Arte mostra datas das etapas da temporada da Fórmula E
Calendário provisório da 11ª temporada da Fórmula E, entre dezembro de 2024 e julho de 2025. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Ler o Anterior

SUV elétrico da Vinfast vendido na Shopee pode chegar ao Brasil

Ler o Próximo

Eletrificação pode gerar mais de R$ 200 bilhões por ano no Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular