Maior concentração de veículos eletrificados está na capital. Foto: iStock
O estado de São Paulo está perto de atingir a marca de 200 mil veículos eletrificados emplacados desde o início de 2022. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), são 181.305 VEs comercializados no estado até janeiro de 2026, um total de 31,91% do mercado nacional.
A estatística consolida São Paulo como líder em eletrificação no Brasil, seguido do Distrito Federal, com 48.502 veículos eletrificados, e do Rio de Janeiro, com 39.295. A participação de mercado dos estados que completam o pódio neste segmento é de 8,54% e 6,92% – respectivamente.
Concentração de eletropostos
A quantidade de eletrificados em São Paulo é acompanhada pela concentração de eletropostos no estado. A ABVE indica que, até setembro de 2025, eram 4.777 estações de recarga públicas e semipúblicas na unidade federativa, sendo 3.937 de corrente alternada (AC) e 840 de corrente contínua (DC).
Uma nova atualização em relação a esse total deve ser realizada ainda no primeiro trimestre de 2026, e a expectativa de especialistas é que a entidade contabilize cerca de 20 mil estações disponíveis em todo o Brasil, com um salto também em São Paulo. Analisando a região sudeste, 47,6% de todos os eletropostos do país se concentravam na região até o último relatório da entidade – quase metade do total nacional.
Permissão para estações de recarga em prédios
Nesta semana, houve ainda a sanção da lei Lei nº 18.403, de 18 de fevereiro de 2026, que garante o direito à instalação de estação de recarga individual para veículos elétricos em edificações residenciais e comerciais no em São Paulo. A medida é mais um fator que corrobora o crescimento da eletrificação no estado.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.