BYD Seal é apresentado oficialmente ao mercado brasileiro. Foto: Divulgação/BYD.
A BYD apresentou para o mercado brasileiro mais um carro 100% elétrico da linha Ocean: o sport coupé Seal. Em evento para a imprensa especializada e convidados, realizado na Vila Olímpia, em São Paulo (SP), na noite de 30 de outubro de 2023, a greentech anunciou também o preço especial de lançamento: R$ 296.800.
“O BYD Seal é um modelo avançado, com soluções inovadoras e à frente de seu tempo, um carro que representa segurança, tecnologia, desempenho e conforto”, disse Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.
O Seal (Foca, em inglês) mantém características do conceito Ocean, inspirado em animais marinhos, oferecendo um design elegante e dinâmico. Esse conceito já tinha sido apresentado no BYD Dolphin, que foi considerado um sucesso de vendas no Brasil, com mais de 4 mil unidades comercializadas em dois meses.
Emoção de sobra
O sport coupé da BYD tem dois motores elétricos que, combinados, garantem 531 cv de potência. O torque também impressiona: 52 kgfm (510 Nm). Assim, o Seal leva apenas 3,8 segundos para atingir a velocidade de 100 km/h saindo do zero.
O carregamento também é rápido. A potência máxima de recarga chega a 150 kW, de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia.
A bateria Blade, com 82,5 kWh de capacidade, é uma peça essencial desenvolvida pela BYD que proporciona eficiência energética, estabilidade e segurança. Com 100% de carga, o alcance do Seal chega a 372 km, no ciclo PBEV do Inmetro, ou 520 km no ciclo urbano WLTP (europeu).
Tecnologia na estrutura
O Seal é o primeiro veículo da BYD a implementar a tecnologia Cell-to-Body (CTB), permitindo que a bateria seja realmente parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança.
Além disso, a nova tecnologia também melhora a eficiência do espaço. O Seal tem altura de carroceria 10 mm mais baixa em relação a um automóvel com estrutura convencional, resultando em melhor desempenho aerodinâmico e impacto visual.
Segundo a fabricante, devido à arquitetura de suspensão dianteira do tipo double wishbone e traseira five link, a dinâmica do Seal no teste de mudança de faixa em emergência chega a 133km/h e no teste do alce com máxima segurança, a 83km/h.
O novo carro ainda tem oito airbags e recursos avançados de segurança e assistência ao motorista, incluindo frenagem de emergência automática, alerta de tráfego cruzado e aviso de colisão, entre outros. As câmeras panorâmicas ainda oferecem uma visibilidade de 360º ao motorista.
Interior refinado
Os bancos dianteiros do Seal têm uma aparência esportiva com estofamento macio e firme, com ótimo acabamento. O banco do motorista é eletricamente ajustável em oito posições e conta com apoio lombar também ajustável em quatro direções para aliviar a fadiga de viagens longas. O volante permite regulagens em quatro posições.
O modelo é equipado com um sistema de conexão inteligente 4G trazendo experiências de tecnologia de ponta e atualizações Over The Air (OTA) como uma forma de atualizar os recursos de entretenimento, assim como acontece com os smartphones.
A tela rotativa de 15,6 polegadas também chama a atenção. Ela conta com aplicativos integrados, incluindo Android Auto e Apple CarPlay. O modelo possui ainda um painel de instrumentos completo com tela de 10,25 polegadas. O novo Seal tem sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes que oferece som de qualidade premium e o carregamento sem fio para smartphones.
Garantia e revisão grátis
Durante a apresentação do novo Seal, a BYD ainda anunciou que, a partir de agora, toda a linha de veículos 100% elétricos da marca passam a contar com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros.
A bateria Blade tem 8 anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.