Canal VE

24 de abril de 2024

Caxias do Sul recebe evento de veículos elétricos em setembro

Ônibus elétrico da Marcopolo atrás de uma fonte com flores em volta

A Marcopolo será uma das empresas presentes no evento com seu ônibus elétrico. Foto: Divulgação/Marcopolo

Caxias do Sul (RS) será a sede do Eletric Move, um evento que vai debater as novas tendências da eletromobilidade e o avanço das energias sustentáveis no mercado brasileiro. Essa é a 1ª Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de setembro no Centro de Eventos da Festa da Uva. Paralelamente, acontecerá o Fórum de Eletromobilidade e Sustentabilidade e o Congresso da Aserv (Associação das empresas de Reparação Veicular de Caxias do Sul).

A ideia nasceu até bem modesta, dentro da empresa Fluxo Solar Sistemas de Energia, do empresário Adair Fantin, mas ganhou outra dimensão a partir do momento que se articulou a integração de outros parceiros ao projeto, e passou a contar com participação, apoio e patrocínio de entidades como a CIC, UCS, MobiCaxias, Senai e Sebrae, e empresas como a Randon, Marcopolo,  Mercosul, Serrana, Sicredi, Arrow, NeoMoby.

Carros elétricos e muito mais 

Quando se fala em veículos e mobilidade elétrica, o carro é a figura que vêm em nossa mente. Mas o que a Eletric Move vai mostrar ao público que for ao evento, é uma diversidade muito grande de veículos elétricos, passando do ônibus e caminhão aos carros de passeio, mas também a offroads, patinetes, bicicletas, motos, vans e até cadeira de rodas. E muito disso com fabricação em Caxias do Sul. Tudo na onda da eletrificação e das novas tecnologias que buscam a descarbonização e a utilização de novas fontes de energias sustentáveis e limpas.

Os mais recentes relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para uma situação alarmante sobre o aquecimento global, obrigando a uma aceleração do processo de transição energética no mercado de automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos. Há consensos em torno de alternativas para acelerar o processo de descarbonização mundial, e o veículo elétrico é estratégico nessa etapa.

Banner do Eletric Move 2023
A entrada é gratuita, mas a organização pede 1kg de alimento para doação. Foto: Divulgação/Eletric Move 2023

Palestras e debates sobre eletromobilidade

Além da mostra, durante dois dias acontecem palestras de autoridades e especialistas na área, começando no primeiro dia com o diretor-presidente da RandonCorp, Daniel Randon, passando pelo diretor da Marcopolo Luciano Resner, e fechando com participação do vice-presidente da Ford para América do Sul e ex-presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb. Já o Congresso da Aserv, que acontece na sexta e sábado no turno da manhã, contará com vários palestrantes sobre temas relacionados à reparação automotiva.

Ler o Anterior

Coupé 100% elétrico, BYD Seal chega ao Brasil por R$ 296,8 mil

Ler o Próximo

Corrida de rua em São Paulo promove a mobilidade elétrica

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular