Os ônibus elétricos da Higer serão utilizados em Congonhas para traslado remoto de passageiros. Foto: Divulgação/Aena
A espanhola Aena, administradora do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, firmou uma parceria com a Higer Bus para realizar testes no traslado remoto de passageiros no embarque e desembarque das aeronaves.
O ônibus utilizado para esse período de experimentos é o Higer Azure A12 BR.
Essa é a segunda parceria entre as empresas. O primeiro período de testes foi realizado em Pernambuco, no aeroporto de Recife.
“O nosso objetivo é alcançar a marca de 100% da frota de Congonhas com ônibus elétricos, reafirmando nosso compromisso com a descarbonização e a inovação”, destacou Raúl Moya, diretor de infraestrutura, operações e TI da Aena.
O período e a quantidade de ônibus disponíveis para esse serviço não foram divulgados. O traslado nos ônibus elétricos já está disponível no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
“Esse é mais um passo importante para levar a tecnologia da eletromobilidade para o cotidiano das pessoas, de forma a valorizar a segurança, o conforto e, principalmente, a acessibilidade de todos”, comenta Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América Latina.
Características do Azure A12
Projetado exclusivamente para o mercado brasileiro, o modelo conta com capacidade para o transporte de até 70 passageiros. O ônibus conta também com ar-condicionado e corredores largos.
Projetado com o piso baixo, o ônibus garante facilidade no embarque para passageiros com dificuldades de locomoção.
No quesito técnico, o Azure A12 conta com uma bateria de 385 kWh, que garante uma autonomia de até 270 quilômetros com uma só carga.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.