Canal VE

13 de setembro de 2025

Com carros elétricos, fabricantes se aproximam de metas de CO2

Montadoras estão a apenas 9 gramas de CO2 da próxima meta da União Europeia. Foto: Divulgação/BMW

O avanço da eletromobilidade vem trazendo maior força para que montadoras de automóveis de países pertencentes à União Europeia (UE) cumpram suas metas de descarbonização, segundo novo levantamento do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT).

Com metas de redução de 55% da emissão de dióxido de carbono (CO2) para novos automóveis até 2030 e uma meta de redução de 100% até 2035, com a aposta em veículos elétricos, montadoras estão a apenas 9 gramas de CO2 da próxima meta da União Europeia.

Desde a introdução, em 2009, as emissões oficiais de homologação de novos automóveis de passageiros diminuíram cerca de 42%, ou cerca de 4,7 g/km por ano, em média. Em 2020/21, a última vez que as normas foram reforçadas, as emissões caíram a uma taxa de 17 g/km por ano. No início de 2025, o nível de CO2 acumulado no ano diminuiu mais 8 g/km em comparação com o primeiro semestre de 2024. 

 

Metas dos fabricantes

Três grupos de fabricantes, responsáveis ​​por 19% de todas as vendas de carros novos no primeiro semestre de 2025 já estão abaixo ou próximos de suas respectivas metas de CO2 para 2025-2027.

Em junho de 2025 o grupo BMW já entrou em conformidade com a meta, o grupo Kia manteve 3 g/km da meta e o grupo Mercedes-Volvo-Polestar está a 4 g/km da meta. São eles também os que possuem a maior participação de veículos elétricos no ano.

Entre as grandes fabricantes, o grupo Volkswagen está atualmente o mais distante de sua meta para 2025 (em 13 g/km), embora seu desempenho tenha melhorado no primeiro semestre do ano, caindo 4 g/km. Em média, os fabricantes estão atualmente 9 g/km (cerca de 9%) distantes da meta média de CO2 da frota para o período de 2025-2027.

“Nosso relatório conclui que a transição para veículos elétricos na Europa está no caminho certo e acelerando”, afirmou o Dr. Peter Mock, diretor do ICCT Europa. “As montadoras estão a apenas 9 gramas de sua próxima meta de CO2 em 2027. A estratégia preferencial para atingir essa meta dentro do prazo é vender mais carros elétricos a bateria, e isso não é nenhuma surpresa: os custos das baterias estão despencando, a infraestrutura de carregamento está se expandindo e os carros elétricos a bateria estão se tornando mais limpos mais rápido do que o esperado.”

Metas dos fabricantes. Foto: Divulgação/ICCT

Transição vem evoluindo o mercado

Desde 2015, quando eclodiu o escândalo Dieselgate – quando Volkswagen utilizou software fraudulento para manipular os resultados dos testes de motores a diesel emitindo níveis superiores de gases poluentes emitidos por lei – o setor automotivo europeu passou por uma transformação significativa. 

Hoje, a União Europeia é exportadora líquida de carros elétricos a bateria e ocupa o segundo lugar na produção global de carros elétricos. De cerca de 80.571 carros elétricos em 2015, a produção da UE atingiu 2,35 milhões no final de 2024. No primeiro semestre de 2025, os carros totalmente elétricos alcançaram uma participação de mercado média recorde de 17% em toda a Europa.

“Em 2015, o setor automobilístico europeu ainda era dominado por carros poluentes que impactavam a saúde pública e minavam as metas climáticas”, disse o Dr. Mock. “Hoje, apesar das manchetes sombrias e da pressão dos resultados trimestrais, temos uma indústria muito mais limpa e um caminho para um setor automotivo livre de emissões”, conclui. 

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