Canal VE

18 de maio de 2024

Brasil entra em rota de expansão de VEs da Leapmotor e Stellantis

Leapmotor C10, SUV elétrico da montadora chinesa

Início da expansão deve acontecer na Europa, a partir de setembro de 2024. Foto: Divulgação/Leapmotor

A Leapmotor, em parceria com a Stellantis, iniciou seu plano de expansão global, que deve ter início a partir de setembro de 2024, no mercado europeu. Os planos de expansão se estendem para a Índia, Ásia (com exceção à China), Oriente Médio, África e América do Sul, incluindo o Brasil, a partir do quarto trimestre de 2024.

Para essa primeira parte da expansão, na Europa, a Leapmotor irá introduzir dois modelos: o subcompacto T03 e o SUV C10. Após isso, a ideia da marca é lançar um novo carro elétrico a cada ano nos próximos três anos. O mesmo processo se repetirá nos outros mercados.

A Stellantis enxerga a oferta de veículos elétricos da Leapmotor como complementar à tecnologia atual e ao portfólio de marcas da Stellantis. Além disso, a montadora chinesa deve oferecer modelos mais acessíveis aos clientes do grupo em todo o mundo.

“Ao combinar a tecnologia avançada e os produtos da Leapmotor com o suporte da Stellantis em áreas como canais internacionais, serviços e marketing, buscamos oferecer uma experiência excepcional de direção e pilotagem com os produtos da Leapmotor. Acreditamos que essa parceria pode impulsionar a Leapmotor a se tornar uma respeitada empresa mundial de veículos elétricos inteligentes”, afirma Zhu Jiangming, fundador, presidente e CEO da Leapmotor.

Leapmotor C10, SUV elétrico da montadora chinesa
Além da Europa, Índia, Ásia (com exceção à China), Oriente Médio, África e América do Sul, incluindo o Brasil, a partir do quarto trimestre de 2024. Foto: Divulgação/Leapmotor

União das marcas

A criação da Leapmotor International, uma joint venture entre Stellantis e Leapmotor, é focada na exportação, venda e fabricação de produtos Leapmotor fora da China. Essa parceria tem como objetivo impulsionar as vendas da startup chinesa, aproveitando ao mesmo tempo a presença global da Stellantis para aumentar as vendas da marca em outras regiões.

A parceria entre as empresas foi oficializada em outubro de 2023, quando foi anunciado que a Stellantis investiria cerca de 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 8,32 bilhões) para adquirir aproximadamente 21% da Leapmotor e trabalhar sua marca fora da China.

“A criação da Leapmotor International é um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos BEV de última geração que vão competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados em todo o mundo”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

Leapmotor T03, subcompacto elétrico da montadora chinesa
Além do C10, a Leapmotor terá o T03 como um modelo de entrada nos países que fazem parte do plano. Foto: Divulgação/Leapmotor

Sobre os modelos C10 e T03 da Leapmotor

O C10 é um SUV de grande porte, e na China é oferecido em duas versões. Uma é totalmente elétrica com 231 cv e 32,6 kgfm, usando baterias de 69,9 kWh e com uma autonomia de 420 km pelo ciclo WLTP. A outra versão possui as mesmas características da versão padrão, porém com extensor de autonomia, usando um motor a combustão somente para recarregar as baterias de 28,4 kWh. Este modelo é classificado como um híbrido plug-in (PHEV).

O C10 é o primeiro produto global da Leapmotor, construído na arquitetura desenvolvida pela própria empresa, a LEAP3.0.

Outro modelo presente nessa expansão é o T03. O subcompacto deve ser rival do BYD Dolphin Mini, pensando no mercado brasileiro. O T03 é vendido no mercado chinês com um motor de 75 cv e uma bateria de 36,5 kWh, entregando uma autonomia de 265 km, segundo o ciclo WLTP.

Assim que anunciados oficialmente para o mercado nacional, a Leapmotor International deve trazer mais detalhes e confirmar os modelos que estarão disponíveis para o Brasil.

Ler o Anterior

Maio amarelo: Brasil é o 3º país com mais mortes no trânsito

Ler o Próximo

Shark, a primeira picape da BYD, é lançada oficialmente no México

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular