Canal VE

20 de julho de 2024

Volkswagen confirma lançamento do ID. 4 no Brasil ainda em 2023

Volkswagen ID.4 é um carro elétrico e está estacionado em frente a paisagem com mar ao fundo

Volkswagen ID.4 será comercializado no Brasil no segundo semestre de 2023. Foto: Divulgação/VW.

A Volkswagen confirmou o lançamento do ID.4 no Brasil. Primeiro modelo 100% elétrico da marca no mercado nacional, o ID.4 chega ao país no segundo semestre como parte importante na estratégia de mobilidade sustentável da marca alemã na América Latina. 

No entanto, detalhes do veículo como equipamentos de série, opcionais e o preço sugerido ainda não foram informados.

“A região da América do Sul é estratégica para a Volkswagen mundialmente. Ela deu uma grande contribuição para os ganhos em 2022 ao alcançar uma participação de mercado relevante. Estamos avançando cada vez mais na eletrificação e digitalização”, diz o CEO da marca Volkswagen, Thomas Schäfer.

“Além de democratizar a tecnologia, estamos intensificando a eletrificação de marcas ao redor do mundo para dar aos nossos clientes o que eles realmente desejam. A chegada do ID.4 ao mercado brasileiro é prova disso”, afirma.

“O ID.4 introduz na Volkswagen do Brasil uma tecnologia de altíssima eficiência energética e que tem forte potencial para a descarbonização. Ele é parte da ofensiva de 15 modelos elétricos e flex que iremos lançar na nossa região até 2025. Com ele, conectamos o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen”, explica Ciro Possobom, nomeado novo CEO da Volkswagen do Brasil.

 

Interesse do mercado brasileiro

A decisão de a Volkswagen trazer o ID.4 ao Brasil foi tomada com base nos resultados de pesquisas realizadas nos dois últimos anos junto aos principais parceiros de negócio da marca, como concessionários, fornecedores, autoridades e, em especial, os clientes.

Primeiro SUV 100% elétrico da Volkswagen no mundo, o ID.4 chega ao mercado brasileiro para participar de um importante segmento que vem crescendo ano a ano no mercado brasileiro: o de veículos totalmente elétricos. Esses modelos registraram mais de 4 mil unidades vendidas no Brasil ano passado, representando um crescimento de acima de 100% (mais do que o dobro) em comparação a 2021.

 

Tecnologia de ponta

Totalmente elétrico, o ID.4 é montado sobre a exclusiva plataforma MEB, dedicada aos automóveis elétricos do Grupo Volkswagen. O ID.4 traz sistema de recarga rápida e é capaz de carregar até 80% da bateria em aproximadamente 40 minutos, considerando um carregador a recarga DC (150 kW). Por falar em bateria, elas ficam posicionadas no assoalho do modelo, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo.

O modelo se destaca pela grande distância entre-eixos da plataforma MEB, que combinada com balanços muito curtos, resulta em um amplo espaço interno. 

Falando sobre a parte externa, chamam atenção os faróis interativos matriciais, denominados IQ. Light Matrix. Esses faróis foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D com função animação.

No quesito segurança, o ID.4 terá, entre outros, recursos como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga do motorista, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente traseiro de saída de vaga e airbag central (que evita choque entre as pessoas em caso de acidentes mais graves).

Ler o Anterior

Fórmula E mostra bastidores em série de TV que estreia no Brasil

Ler o Próximo

Tecnologia da Fórmula E está presente nas ruas, diz executivo

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular