Canal VE

24 de junho de 2024

Vendas do up! elétrico na América do Sul começam pelo Uruguai

Três veículos e-up! da Volkswagen são fotografados próximos a letreiro

Volkswagen lança e-up! no Uruguai. Foto: Divulgação/VW

Demorou, mas aconteceu. A Volkswagen iniciou as vendas de seu primeiro veículo 100% elétrico na América do Sul. Trata-se do e-up!, versão elétrica do compacto da marca. Por enquanto, o modelo está sendo comercializado apenas no Uruguai, mas deve chegar ao Brasil até o fim de 2022 ou início de 2023, segundo a montadora.

“O Uruguai é hoje o palco em que a Volkswagen faz história pela eletrificação de nossa marca na América do Sul. Após um ano de rigorosos estudos e testes, iniciamos as vendas do e-up! em um país que tem infraestrutura para garantir o sucesso de nossa estratégia”, disse Thomas Owsianski, vice-presidente de vendas e marketing da região SAM.

Veículos e-up! da Volkswagen estão perfilados
Volkswagen lança e-up! no Uruguai. Foto: Divulgação/VW

O e-up! que chega ao Uruguai é produzido na fábrica da Volkswagen em Zwickau, na Alemanha. O modelo tem uma autonomia aproximada de 260 km, ideal para as necessidades de um veículo urbano. Parte da excelente eficiência do e-up! se deve ao baixo peso do veículo, que é de apenas 1.160kg.

O sistema de propulsão do compacto é 100% elétrico e entrega até 61 kW (83 cv) de potência, com torque instantâneo de 212 Nm (21,7 kgfm). O e-up! atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e em 11,9 segundos atinge a aceleração de 0 a 100 km/h. 

O Uruguai foi escolhido para iniciar o caminho da eletrificação na América do Sul por se tratar de um país de pequena extensão territorial e por contar com boa infraestrutura para veículos elétricos no momento. A escolha também faz parte da estratégia global da marca, que prevê a neutralidade de carbono até 2050.

Novidades da VW

Antes da chegada do e-up!, o máximo da eletrificação da companhia no continente sul-americano havia sido o lançamento de um lote final do Golf GTE, versão híbrida plug-in, que já estava saindo de linha na Europa.

Outros modelos esperados no mercado sul-americano são o ID.3 e o ID.4. O hatch e o SUV elétricos já foram apresentados no Brasil e serão lançados aqui a partir de 2023. Já o ID.Buzz, versão elétrica da famosa Kombi, será apresentado oficialmente aos brasileiros durante o Rock in Rio 2022.

Ler o Anterior

Eletroposto inaugurado em Avaré (SP) faz recarga rápida de graça

Ler o Próximo

Mobilidade elétrica é destaque em feira internacional de energia solar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular