Canal VE

20 de julho de 2024

Stellantis lança plataforma para a produção de carros elétricos

Representação da nova plataforma da Stellantis

A plataforma produzirá VEs com 700 km de autonomia e de excelente eficiência. Foto: Divulgação/Stellantis

O grupo automotivo Stellantis, que representa marcas como Fiat, Jeep, Citroen e Peugeot, entre outras, anunciou sua mais nova plataforma de produção voltada para veículos elétricos, a STLA Medium. A plataforma busca melhorias para a autonomia de mais de 700 km, além de acelerar o tempo estimado de recarga, melhorias no desempenho dos veículos e na eficiência. 

A STLA Medium é a primeira plataforma, em um total de quatro, que será lançada pelo grupo especialmente para a produção e o desenvolvimento de veículos elétricos.

A plataforma é flexível e permite que sejam produzidos carros dos chamados “Segmentos C e D”, onde se enquadram modelos familiares compactos, familiares médios e executivos médios. Estes segmentos representam quase a metade dos veículos elétricos comercializados no mundo.

“O que vemos hoje é o produto de pouco mais de dois anos de inovação sem concessões para oferecer mobilidade limpa, segura e acessível, apoiada por nosso investimento de 30 bilhões de euros (aproximadamente R$ 159,6 bilhões) em eletrificação e software até 2025”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

Projeção indicando como será a plataforma da Stellantis
As primeiras plataformas serão instaladas em fábricas da Europa, mas o modelo deve ser mundial. Foto: Divulgação/Stellantis

Mais eficiência e velocidade de recarga

A plataforma STLA Medium oferece uma bateria com grande autonomia, dividida em duas categorias. A versão Standard é avaliada em mais de 500 km no ciclo WLTP, enquanto a versão Performance chega a mais de 700 km (WLTP).

O STLA Medium garante a melhor eficiência energética, tempo de carregamento e conectividade para um ecossistema de carregamento e serviços que vem se aprimorando. Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, e os proprietários poderão levar sua bateria de 20% a 80% de carga em 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto

Os veículos baseados no STLA Medium serão vendidos globalmente e estarão disponíveis com propulsão de tração dianteira ou tração nas quatro rodas com a adição de um segundo módulo de acionamento elétrico na parte traseira, com faixa de potência BEV de 160 kW a 285 kW.

A plataforma será instalada em diversas fábricas do grupo no mundo, com o objetivo de acelerar o processo de eletrificação proposto pela Stellantis. As fábricas da Europa serão as primeiras a receber o STLA Medium.

Ler o Anterior

BYD e 99 anunciam 300 novos carros elétricos para o aplicativo

Ler o Próximo

Rio terá R$ 2,5 bi de investimento para fábrica de motos elétricas

One Comment

  • dificil o reparador acompanhar tanta tecnologia, pois as montadora esta em concorreçia quem faz melhor. nós reparador não pode parar, vamos pra cima buscar conhecer estas novidades, dos carros hibrido e elétricos. vamos estudar.

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular