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7 de dezembro de 2024

Startup americana vai produzir carro solar de 3 rodas em 2023

Carro em formato de lágrima e três rodas é visto em frente a usina solar

Veículo elétrico da Aptera Motors chama a atenção pelo design. Foto: Divulgação/Aptera.

A startup americana de veículos elétricos Aptera Motors anunciou que vai colocar em produção ainda em 2023 um carro de três rodas movido a energia solar. O Aptera Lauch Edition apresenta especificações padronizadas para ajudar a empresa a escalar a produção mais rapidamente.

Lançado inicialmente nos EUA, o Aptera de dois lugares apresenta um design bastante incomum, com um corpo aerodinâmico em forma de lágrima. A empresa reivindica um impressionante coeficiente de arrasto de 0,13, que é a chave para maximizar o alcance.

A máquina tem três rodas – duas na frente e uma atrás – todas com motor embutido, para garantir tração total. Embora não informe a potência do veículo, a Aptera diz que ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos e de atingir velocidade máxima de 363 km/h.

Carro de três rodas tem painel solar no topo da carroceria
Aptera Lauch Edition pode alcabnçar 363 km/h de velocidade máxima. Foto: Divulgação/Aptera.

 

Bateria e painel solar

A capacidade da bateria também não foi informada, mas, segundo a empresa, o veículo teria autonomia de cerca de 640 quilômetros. Embora a bateria possa ser carregada em uma conexão doméstica padrão ou em um carregador rápido, ela também pode ser carregada pelos painéis solares acoplados ao teto do carro, que possuem 700 watts de potência instalada.

A Aptera diz que os painéis podem adicionar cerca de 64 quilômetros de alcance por dia, especialmente se o veículo circular majoritariamente em locais ensolarados. Em locais com menor exposição aos raios solares, o acréscimo na autonomia é de 45 quilômetros. 

Visão traseira do carro de três rodas com as portas abertas para cima
Painel solar acoplado ao teto garante maior autonomia ao veículo. Foto: Divulgação/Aptera.

 

Planos para fabricação

O Aptera Launch Edition está atualmente passando por testes de colisão e validação, antes do início da produção na fábrica da empresa na Califórnia, programado para o final deste ano. O objetivo é chegar a 10 mil unidades por ano com uma linha de produção, antes de crescer para 20 mil com a adição de um segundo turno.

Segundo comunicado divulgado à imprensa dos Estados Unidos, a empresa desenvolveu um processo de fabricação especial e mais ágil com o CPC Group para os modelos Launch Edition, que, segundo ela, permitirá entregas de veículos mais rápidas. A chave para isso é o corpo composto especial da máquina, que afirma ser mais rápido de montar do que um carro tradicional com estrutura de metal.

Outro detalhe curioso é que o formato do carro, com capacidade para dois ocupantes, apresenta uma área de armazenamento de carga alongada que oferece 920 litros de espaço de armazenamento, segundo a empresa.

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