Canal VE

18 de maio de 2024

Honda Civic Híbrido chega ao Brasil com motorização eficiente

Honda Civic Híbrido é um sedã premium e, na foto, modelo tem pintura branca

Honda Civic Híbrido é lançado no Brasil por R$ 244.900. Foto: Divulgação/Honda.

A Honda estreou o novo Civic Híbrido no Brasil com tecnologia e:HEV, de dois motores elétricos e um motor a combustão com injeção direta. A versão 2023 é a 11ª geração do modelo e faz parte do plano de eletrificação da Honda no mercado brasileiro.

Produzido na Tailândia, o Civic Híbrido oferece baixos índices em termos de consumo e emissões de CO2, de acordo com a montadora, graças a um novo powertrain, que usa um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência, combinados a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson.

Na prática, o sistema de propulsão híbrido e:HEV conta com um motor elétrico de alta potência – 184 cv e 32,1 kgfm –, que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2.0 litros de 143 cv de potência a 6.000 rpm e 19,1 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm, alimentado por injeção direta. Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU (Intelligent Power Unit, ou unidade inteligente de potência), o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro. 

Honda Civic Híbrido é um sedã premium e, na foto, modelo tem pintura branca
Honda Civic Híbrido tem tecnologia e:HEV, com dois motores elétricos e um a combustão. Foto: Divulgação/Honda.

Assim, o sistema e:HEV entrega acelerações típicas de modelos esportivos, além de reduzido nível de consumo de combustível. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, enquanto o nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km.

Condução inteligente

O sistema e:HEV tem três modos de condução: EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão. Eles se alternam automaticamente em função de fatores como tipo de terreno, elevação, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias, etc. É isso que permite a maior eficiência do carro em qualquer condição.

Imagem mostra ponto de vista do motorista, com volante e painel em primeira mão
Painel do Honda Civic Híbrido oferece informações ao motorista. Foto: Divulgação/Honda.

Na maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Nos dois casos, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. A gestão da energia, feita pela PCU (Power Control Unit), gerencia a alta voltagem gerada pela bateria de íons de lítio da IPU.

Por fim, o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão, é ativado em situações de velocidades mais elevadas e constantes, condição em que motores a combustão trabalham em sua zona de máxima eficiência térmica.

Estrutura e design

De acordo com a Honda, o novo desenho da carroceria tem benefícios dinâmicos importantes. Os sistemas de direção e de suspensões, além da redução dos níveis de ruído, atuam de modo a alcançar um nível superior de conforto e prazer ao volante. 

Visão interna da cabine do Honda Civic Híbrido
Cabine do Honda Civic Híbrido oferece conforto a ocupantes. Foto: Divulgação/Honda.

O aumento da distância entre-eixos (35 mm) e a bitola traseira alargada em 12 mm favoreceram a estabilidade. As rodas de 17 polegadas dão a pegada de esportividade ao modelo. A dinâmica refinada é incrementada pela carroceria com aplicação de aços de alta resistência e com elevado nível de rigidez torcional.

Já o porta-malas do Civic Híbrido tem capacidade de 495 litros, um dos maiores do segmento. 

Preço

O novo Honda Civic Híbrido chega ao Brasil para brigar pela preferência dos consumidores entre o setor de sedãs premium. Importado da Tailândia e disponível em versão única, sem opcionais, o novo modelo tem o preço de R$ 244.900.

Visão da traseira do Honda Civic Híbrido com pintura branca
Desenho do Honda Civic Híbrido tem benefícios aerodinâmicos. Foto: Divulgação/Honda.

Ler o Anterior

Cidade transforma postes de luz em estações de recarga de VEs

Ler o Próximo

Startup americana vai produzir carro solar de 3 rodas em 2023

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular