Ônibus elétrico da Eletra passará por testes para integrar o transporte municipal de Santo André. Foto? Divulgação/Eletra.
A prefeitura de Santo André (SP) apresentou, nesta segunda-feira (3 de julho de 2023), o novo ônibus 100% elétrico da Eletra Bus que passará a circular no município.
É um veículo de 12,1 m com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio e-Millennium e baterias e motores elétricos WEG, todas empresas brasileiras, além de contar com o chassi Mercedes-Benz fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
Leia mais: Lula promete apoio à produção de ônibus elétricos no Brasil
O prefeito Paulo Serra pôde conhecer de perto a tecnologia do ônibus elétrico na sede da Viação Guaianazes, uma das empresas responsáveis pela operação do transporte coletivo municipal na cidade do ABC Paulista.
Ainda sem passageiros, o ônibus elétrico passará por testes nos próximos dias, que servirão para análise de desempenho e autonomia, incluindo estudos de capacidade e dimensionamento de baterias para as linhas do sistema.
Leia mais: Brasil pode recuperar o atraso na mobilidade elétrica, diz presidente da Eletra
Além disso, os dados coletados nesta primeira fase também serão importantes para a distribuição de novos coletivos elétricos em mais linhas municipais de transporte. A previsão é que em 2024, a prefeitura possa disponibilizar recursos para a aquisição de mais ônibus elétricos para atender ao transporte de passageiros da cidade.
Eletra no Guarujá (SP)
Não é apenas a cidade de Santo André a testar um ônibus elétrico para o serviço de transporte municipal. A Eletra entregou, na última semana de junho de 2023, três novos ônibus elétricos para a prefeitura de Guarujá (SP).
Os veículos são do mesmo padrão do que foi entregue no ABC Paulista. Eles têm capacidade para transportar mais de 70 pessoas e autonomia de 250 km por recarga.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
2 Comments
a primeira iniciativa, tem que vim dos agovernantes, pois precisa mostra a população que precisa de mudançãs para combater o aquecimento global.
Excelente iniciativa de mobilidade sobre rodas c/ tração elétrica. Observar que o BRT de Salvador tb já testa ônibus elétrico.
Valeu.