Canal VE

14 de junho de 2024

Ricardo Bastos, diretor da GWM, assume a presidência da ABVE

Ricardo e Adalberto, ambos de terno e gravata, posam para foto.

O novo presidente da ABVE, Ricardo Bastos (à esq.), ao lado do anterior, Adalberto Maluf. Foto: Reprodução.

O economista Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil, foi eleito presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). A eleição do Conselho Diretor da entidade aconteceu no dia 27 de março de 2023.

Bastos ocupará o posto de Adalberto Maluf, que renunciou à presidência para assumir o cargo de Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, do governo federal.

Na reunião do Conselho, Bastos recebeu 16 votos, dos 23 possíveis. Ocupará a presidência da ABVE até a assembleia marcada para o dia 14 de abril, quando o seu nome será submetido a referendo pelos associados com direito a voto. Se for confirmado pela assembleia, permanecerá na presidência da entidade até abril de 2024.

 

Compromisso pela mobilidade limpa

Em sua primeira fala como presidente da ABVE, Bastos disse que vai dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela entidade até aqui, para fortalecer a discussão sobre a eletromobilidade no país.

“Nosso papel à frente da ABVE será construir pontes e estabelecer um diálogo amplo, profundo e respeitoso com todas as entidades empresariais e instâncias governamentais envolvidas com a eletromobilidade, e reafirmar o nosso firme compromisso com a agenda do transporte elétrico limpo e sustentável no Brasil”, afirmou.

De acordo com Bastos, a nova presidência terá como prioridades: 

1) Apoiar as políticas públicas de incentivo à mobilidade elétrica, nos planos federal, estadual e municipal; 

2) Consolidar a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil, integrando a indústria de veículos à de infraestrutura, peças e componentes e prestadoras de serviço;

3) Aprofundar os vínculos entre a ABVE e as universidades, com o objetivo de produzir um conjunto de estudos de referência sobre eletromobilidade no Brasil;

4) Ampliar a produção de informações inéditas, relevantes e sistemáticas sobre o mercado da eletromobilidade, por meio da ABVE Data, braço técnico e estatístico da ABVE;

5) Defesa de um Plano Nacional de Eletromobilidade, por meio de amplo diálogo com o Governo Federal e o Congresso Nacional, em sintonia com os governos estaduais e municipais, empresas, investidores e universidades.

 

Perfil do novo presidente

Ricardo Bastos é economista, com 25 anos de experiência no segmento automotivo, com passagens pela Ford e pela Toyota. Foi um dos responsáveis pela estratégia de eletrificação e introdução no país de veículos híbridos flex.

Também atuou na área ambiental e de ESG, participando da criação e ocupando a presidência da Fundação Toyota do Brasil por sete anos. 

Foi ainda vice-presidente da Anfavea por 14 anos, onde atuou na formulação de políticas públicas e regimes para o setor automotivo, com destaque para o Inovar-Auto e Rota 2030.

Ler o Anterior

Curitiba utilizará carros elétricos como táxis para a população

Ler o Próximo

Shineray lança SHE E-Jef, moto elétrica com visual mais robusto

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular