Canal VE

14 de junho de 2024

Kia EV3: novo SUV compacto com até 600 km de autonomia

Dois Kia EV3, um branco e outro verde, estacionados em frente a mata

O EV3 conta com duas versões, a Standard e a Long Range, que pode chegar a até 600 km de autonomia. Foto: Divulgação/Kia

A Kia revelou o EV3, seu novo SUV compacto 100% elétrico que promete brigar com Volvo EX30 e Renault Megane E-Tech, combinando bateria de grande capacidade e amplo espaço interno. O EV3 será produzido na Coreia do Sul e deve ser vendido a partir de julho no mercado asiático, com a promessa de chegar à Europa ainda neste ano.

O Kia EV3 conta com duas versões: a Standard, modelo de entrada e com bateria menor, de 58,3 kWh, e a versão Long Range, equipada com bateria de 81,4 kWh. Segundo dados revelados pela montadora, o EV3 permite que a bateria carregue de 10% a 80% em 31 minutos

Ambos os modelos possuem o mesmo motor elétrico de 203 cv e 283 Nm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. A velocidade máxima do EV3 é de 170 km/h.

Este modelo mede 4.300 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.560 mm de altura e tem uma distância entre-eixos de 2.680 mm. Com essas medidas, o EV3 se encaixa no segmento de SUV compacto, e deve brigar com outros modelos bem vistos pelo mercado internacional.

A Kia ainda não declarou se o EV3 estará disponível para o mercado brasileiro, porém, acredita-se que o modelo deve vir ao Brasil após o EV9, o gigante elétrico de 7 lugares. Este último modelo, que foi apresentado para a América Latina no fim de 2023, deve chegar ao Brasil ainda em 2024. 

O preço do EV3 também não foi revelado, mas espera-se que esteja na mesma faixa do Volvo EX30 e do Renault Megane E-Tech, ou seja, entre R$ 229.950 e R$ 280 mil.

Parte traseira do Kia EV3
Ainda sem data para o Brasil, o modelo estreia no mercado asiático em julho e na Europa ainda em 2024. Foto: Divulgação/Kia

IA e muita tecnologia a bordo do EV3

Com uma tela widescreen de quase 30 polegadas, sendo uma tela de 12,3 polegadas, um painel de ar condicionado de cinco polegadas e outra tela AVN de 12,3 polegadas acoplados na mesma peça.

O EV3 tem suporte a um assistente de voz avançado baseado na tecnologia de inteligência artificial (IA) do ChatGPT. Esse sistema foi desenvolvido pela OpenAI, mas modificado e adaptado às necessidades do Kia EV3.

Segundo Pablo Martinez, chefe de design de experiência do cliente da Kia, as modificações permitem que o motorista seja auxiliado pela inteligência artificial no planejamento de viagens, controle do veículo e opções de entretenimento. 

Este modelo conta com a tecnologia Advanced Driving Assistance Systems (ADAS), que inclui o controle elétrico do veículo, garantindo uma condução de maneira suave e estável. Além disso, no quesito segurança, o ADAS garante assistência para evitar colisões dianteiras, assistência para manutenção de faixa, assistência para condução em rodovias e assistência para evitar colisões em estacionamento em ré.

“Os carros não são mais apenas um meio de transporte, mas uma extensão do nosso ‘espaço vital’. Desenvolvido com inúmeras inovações centradas no cliente, o EV3 oferece aos nossos clientes uma experiência imersiva de consumo de conteúdo com nossos serviços de streaming premium e sistema de som líder de classe”, comentou Chang Sung Ryu, vice-presidente sênior e chefe de marca global e CX.

Parte interna do Kia EV3
Modelo alinha conforto e tecnologia em sua parte interna, que conta até com IA. Foto: Divulgação/Kia

Ler o Anterior

Saiba como cuidar da saúde da bateria do seu carro elétrico

Ler o Próximo

Brasil se torna o maior mercado do mundo para VEs chineses

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular