Nova tecnologia de controle de acesso deve garantir mais segurança para os carregadores de veículos elétricos. Foto: Divulgação/Intelbras
A Intelbras lançou um sistema integrado de controle de acesso por meio de leitor facial para estações de recarga de veículos elétricos. Com a tecnologia, é possível utilizar leitores faciais e biométricos, já comumente utilizados em condomínios e eventos, entre outras aplicações, para liberar a utilização e gestão dos carregadores, o que permite mais segurança, privacidade e praticidade para os usuários, evitando o uso indevido de terceiros e descartando a necessidade de utilizar cartões ou tags.
Entre os modelos de recarga compatíveis com o novo sistema estão os CVE City e CVE Business, que podem alcançar potências de 7,4 kW até 22 kW. Segundo a empresa, esses modelos são os mais buscados por condomínios, e essa nova funcionalidade tende a aumentar ainda mais o número de aderência ao produto.
“Nosso principal objetivo é colaborar com a construção de uma infraestrutura ideal para os proprietários de carros eletrificados, proporcionando uma melhor usabilidade das estações de recarga e, consequentemente, dos veículos. Com a tecnologia de controle de acesso, além de fazer a liberação rápida e fácil dos carregadores, é possível também facilitar o controle de uso de outros usuários, uma vez que só pessoas cadastradas previamente poderão realizar o carregamento”, explica Matheus Luiz Rodrigues, gerente do segmento de carregadores para veículos elétricos da Intelbras.
Recarga cada vez mais tecnológica
Após a entrada no mercado de equipamentos de recargas, em 2023, a Intelbras agora está trabalhando no desenvolvimento desse portfólio.
“Em 2023, demos o nosso primeiro passo rumo ao futuro da mobilidade, lançando um portfólio completo de carregadores para carros eletrificados do tipo plug-in. Agora, chegou o momento de aumentarmos ainda mais o potencial das nossas soluções, tornando-as ainda mais tecnológicas, eficientes e inovadoras”, afirma o executivo.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.