Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Niterói acelera eletrificação da frota de carros e ônibus da cidade

Prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), testando carro elétrico

Modelos elétricos devem passar a fazer parte da frota da Prefeitura de Niterói a partir de março. Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Niterói

A prefeitura de Niterói (RJ) está avançando rumo à eletrificação de sua frota com a implementação de 46 veículos elétricos para o uso da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). A licitação para aquisição dos veículos foi concluída no dia 26 de janeiro de 2024, e será em forma de aluguel, com contrato de 30 meses. Os veículos devem ser entregues em março de 2024.

Segundo a nota da prefeitura, entre os veículos incluídos neste pacote estão carros de passeio, vans, picapes e furgões.

Conforme o plano de sustentabilidade da prefeitura de Niterói, a cidade realizará um investimento de R$ 698 milhões até o final de 2024. Entre os pontos que serão atendidos por esse montante está a aquisição de veículos elétricos e instalação de pontos de recarga.

Com base na nota divulgada pela prefeitura de Niterói, a expectativa é que em um futuro próximo, além de atender a Seconser, os meios de transporte da Secretaria Municipal do Clima, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras secretarias.

Carro escolhido para o uso na prefeitura de Niterói (RJ)
O Caoa Chery iCar é um dos modelos testados para ser implementado na frota da cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Niterói

Mobilidade elétrica além dos carros

Além dos veículos elétricos, a cidade já está realizando testes com ônibus elétricos e possui um planejamento para a aquisição de modelos com esse tipo de motorização até o fim do ano de 2024.

A cidade já conta com os testes desses ônibus desde 2021, e está realizando o estudo para entender qual modelo se encaixa melhor nas rotas pré-estabelecidas.

“Estamos testando alternativas de ônibus elétricos disponíveis no mercado brasileiro e em um processo de transição da frota do município para veículos de baixa emissão, substituindo gradativamente os veículos de serviço por elétricos”, explica Axel Grael (PDT), prefeito de Niterói. 

Há também o planejamento para criar uma infraestrutura de recarga para esses automóveis, com 20 equipamentos de recarga.

Ônibus elétrico em teste pela cidade de Niterói (RJ)
Além dos veículos para uso da prefeitura, ônibus elétricos estão sendo testados para o uso no transporte público. Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Niterói

Ler o Anterior

Intelbras lança leitor facial para acesso a carregadores de VEs

Ler o Próximo

BYD planeja enviar 100 mil VEs para a América Latina em 2024

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular