Canal VE

24 de abril de 2024

Ícone, Corvette ganha versão eletrificada nos Estados Unidos

Corvette é visto em estrada sinuosa com árvores ao fundo.

Corvette E-Ray é versão híbrida do superesportivo da Chevrolet. Foto: Divulgação/Chevrolet.

Um dos modelos superesportivos mais icônicos do mundo, o Corvette, da Chevrolet, acaba de ganhar uma versão eletrificada, 70 anos após a sua primeira aparição. A montadora americana apresentou, em 18 de janeiro de 2023, a versão equipada com tração integral eAWD.

Batizado de E-Ray, o veículo tem dois sistemas de propulsão separados: um V8 6.2 aspirado de 502 cv e um motor elétrico complementar de 162 cv. Assim, os dois motores, combinados, garantem 664 cv de potência

Imagem da traseira do Corvette E-Ray com projeção da sombra no asfalto
Novo Corvette E-Ray tem potência combinada de 664 cv. Foto: Divulgação/Chevrolet.

De acordo com a Chevrolet, o sistema de tração eAWD do superesportivo é inteligente e está constantemente monitorando as condições da estrada, adaptando-se para atender às necessidades do motorista. Durante uma condução mais dinâmica e em ambientes de baixo atrito, por exemplo, o E-Ray aplica potência adicional às rodas dianteiras, oferecendo mais estabilidade ao motorista.

A aceleração do E-Ray também chama a atenção. A nova versão do Corvette precisa de apenas 2,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, segundo a montadora.  Confira o vídeo de apresentação do veículo (em inglês).

 

Especificações

O Corvette E-Ray é capaz de rodar temporariamente no modo 100% elétrico, desde que a velocidade não seja superior a 70 km/h. 

As baterias que alimentam o motor elétrico ficam localizadas entre os bancos do motorista e do carona. Segundo a montadora, não há necessidade de plugar o veículo em uma tomada para recarregar as baterias de 1.9 kWh, pois elas aproveitam a energia gerada em desacelerações e frenagens.

Imagem mostra o painel do Corvette com diversos instrumentos
Motorista tem acesso às informações do carro por meio do painel. Foto: Divulgação/Chevrolet.

Em relação ao visual, o modelo compartilha as mesmas especificações de carroceria da versão Z06, que é mais larga e próxima ao solo para o melhor desempenho também em autódromos. As rodas do E-Ray, no entanto, são especiais e trazem desenho exclusivo.

O Corvette E-Ray deve estar disponível para as vendas no mercado norte-americano ainda em 2023, nas versões cupê e conversível.

Ler o Anterior

VW ID.7 aciona ar-condicionado só com aproximação do motorista

Ler o Próximo

Cidade transforma postes de luz em estações de recarga de VEs

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular