Canal VE

18 de julho de 2024

Cidade transforma postes de luz em estações de recarga de VEs

Poste de luz tem conexão com cabo de energia para recarregar carro elétrico

Poste de luz pode se transformar em ponto de recarga de veículos elétricos. Foto: Divulgação/Ubitricity.

A cidade de Liverpool, no noroeste da Inglaterra, encontrou uma solução para aumentar a quantidade de pontos de recarga para veículos elétricos: utilizar a rede elétrica de iluminação

A Câmara Municipal autorizou a instalação de 300 pontos de recarga em postes de luz. As novas estações vão se juntar à atual rede de 150 carregadores disponíveis nas ruas, o que tornaria Liverpool a terceira cidade do Reino Unido com mais carregadores públicos para veículos elétricos no Reino Unido, atrás apenas de Londres e Coventry.

Poste de luz tem conexão com cabo de energia para recarregar carro elétrico
Rede elétrica de iluminação pode servir como ponto de recarga para veículos elétricos. Foto: Divulgação/Ubitricity.

A falta de carregadores públicos acessíveis é um entrave para que mais pessoas adotem veículos elétricos. A análise do Departamento de Transportes do Reino Unido descobriu que, em julho de 2022, a região de Liverpool tinha 76% menos carregadores de VEs públicos por 100 mil pessoas do que Londres.

Assim, a opção de instalar esses pontos de recarga na rede de iluminação pode acelerar a transição energética da mobilidade no país, de acordo com as metas de descarbonização estabelecidas até 2030.

Experiência de recarga

A empresa escolhida para fazer a instalação dos pontos de recarga é a Ubitricity, uma empresa originária de Berlim, na Alemanha, e adquirida pelo Grupo Shell em 2021. A companhia vende e opera soluções de carregamento para VEs em espaços públicos, apoiando as cidades na rápida expansão da infraestrutura de recarga.

Carro elétrico está ligado à poste de luz em período noturno
Carro elétrico pode se conectar à rede de energia da cidade. Foto: Divulgação/Ubitricity.

Os pontos de carregamento Ubitricity construídos diretamente em postes de rua existentes carregam até 5kW e levam menos de duas horas para serem instalados. A implantação de Liverpool seguirá as solicitações de moradores e empresas. Há pelo menos 10 pedidos por semana na Câmara para as instalações.

“O fato de que a implantação está sendo liderada por solicitações da comunidade significa que os pontos estão indo para onde a demanda é mais necessária, o que significa que eles serão obtendo o uso máximo”, disse Dan Barrington, membro do Gabinete para Mudanças Climáticas e Rodovias da Câmara Municipal de Liverpool.

Além de Liverpool, onde a Ubitricity apareceu pela primeira vez em 2018, as instalações da empresa podem ser encontradas em muitos bairros de Londres e na capital alemã, Berlim, onde iniciaram o primeiro projeto em 2014 e expandiram para Londres em 2017.

Carro está conectado a poste de luz em rua de cidade inglesa
Falta de infraestrutura de recarga é um entrave para mais pessoas adotares veículos elétricos. Foto: Divulgação/Ubitricity.

Ler o Anterior

Ícone, Corvette ganha versão eletrificada nos Estados Unidos

Ler o Próximo

Honda Civic Híbrido chega ao Brasil com motorização eficiente

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular