Canal VE

13 de abril de 2024

Enel X Way é mais uma empresa a integrar a Aliança pela Mobilidade

Homem manuseia smartphone durante recarga de veículo elétrico

Usuário faz gerenciamento de recarga de veículo elétrico. Foto: Envato/Elements

A Enel X Way, linha global de negócios do Grupo Enel X dedicada à mobilidade elétrica, assinou acordo para integrar a Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pela 99 para impulsionar a infraestrutura necessária para a expansão de veículos elétricos no Brasil.

No documento assinado com a 99, as empresas assumem o compromisso de discutir as melhores práticas para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil, e a potencial implementação de veículos elétricos em grande escala, e torná-los disponíveis a motoristas parceiros, com foco em sustentabilidade e redução de emissões de gases poluentes na atmosfera.

A Aliança pela Mobilidade Sustentável conta, agora, com 11 empresas engajadas na transição energética da mobilidade. Entre as metas dessa união estão aumentar a participação de veículos elétricos para 10% das vendas até 2025 (hoje, o índice é de 2%), e instalar 10 mil estações públicas de carregamento (atualmente são cerca de 1.500), considerado por especialistas um dos maiores entraves para a expansão dos VEs no país.

O grupo quer trabalhar em conjunto para debater alternativas para viabilizar o modelo, tais como diminuir as barreiras para aquisição de carros elétricos, facilitar o aluguel entre motoristas de aplicativos, fornecer apoio a montadoras e demais empresas do setor, além de acompanhar a demanda do público consumidor.

Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), com dados do setor, mais de 100 mil veículos elétricos estão em circulação pelo Brasil.

Infraestrutura de recarga

O foco principal de negócios da Enel X Way é a busca por soluções para infraestrutura de recarga com inteligência e conectividade. 

“Nosso plano é criar ecossistemas conectados que possam gerenciar, por exemplo, frotas de entrega urbana, táxis e carros de aplicativos. Essa inteligência estará conectada à rede de abastecimento por meio de hubs de recarga. Nesse contexto, ter parceiros como a 999 faz todo o sentido”, diz Paulo Roberto Maisonnave, responsável pela Enel X Way no Brasil. “Queremos contribuir para o desenvolvimento do futuro do transporte urbano, tornando as cidades mais verdes e seguras”, completa.

Para o diretor de Inovação da 99, a parceria chega em boa hora. “Carros elétricos são mais sustentáveis e reduzem gastos com combustível, mas ainda são mais caros e possuem poucos pontos de recarga. A entrada da Enel X Way na Aliança será fundamental para remover essas barreiras, apoiando o desenvolvimento de infraestrutura e, consequentemente, democratizando o acesso”, afirma.

No mundo, a Enel X possui 350 mil pontos de recarga para veículos elétricos.

Ler o Anterior

Evento dedicado a veículos elétricos atrai entusiastas em São Paulo

Ler o Próximo

Novo carregador portátil é 10 vezes mais rápido que o tradicional

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular