Canal VE

14 de junho de 2024

Amazon vai investir 1 bilhão de euros em veículos elétricos

Amazon utiliza Mercedes-Benz e-Sprinter para entregas na Europa

Amazon deve expandir a frota de veículos elétricos até 2025. Foto: Divulgação/Mercedes-Benz.

A Amazon quer expandir rapidamente sua frota elétrica na Europa. Para isso, a gigante da logística anunciou, em 6 outubro de 2022, que pretende investir 1 bilhão de euros (pouco mais de R$ 5 bilhões) para alcançar a marca de 10 mil veículos elétricos de entregas na Europa até 2025.

Parte desse investimento também será utilizado para dobrar a atual rede de 20 hubs de micromobilidade estratégicos, que utilizam e-bikes para as entregas em grandes centros, e desenvolver uma rede de pontos de recarga ao redor da Europa, fortalecendo a infraestrutura no continente.

“A implantação de milhares de vans elétricas, caminhões de longo curso e bicicletas nos ajudará a nos afastar ainda mais dos combustíveis fósseis tradicionais”, disse o CEO Andy Jassy, ​​em comunicado divulgado à imprensa. 

Em 2021, a frota de cerca de 3 mil vans elétricas da Amazon foi responsável por entregar mais de 100 milhões de pacotes aos consumidores europeus. 

O investimento ajudará a empresa a atingir sua meta de se tornar zero líquido até 2040. De acordo com Andy Jassy, “a rede de transporte é uma das áreas mais desafiadoras do negócio para descarbonizar, e para alcançar o carbono líquido zero será necessário um investimento substancial e sustentável”.

Corrida nas vendas

Como não poderia ser diferente, o anúncio do investimento bilionário da Amazon agitou o mercado. Concorrentes diretos, FedEx e UPS também já se comprometeram a comprar novos veículos elétricos para suas entregas, embora ainda não haja tantas opções de vans e caminhões à venda.

E se tem um comprador como esse em potencial, toda a cadeia de fornecedores se movimenta para atender a demanda, incluindo startups e empresas em ascensão, que devem passar a focar mais em veículos para entregas, além das grandes montadoras. A corrida está só começando.

Ler o Anterior

Empresas asiáticas dominam mercado de baterias para VEs

Ler o Próximo

Cadeirinha ou bebê conforto? Saiba como escolher a certa

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular