Canal VE

18 de maio de 2024

Empresa usa tuk tuk elétrico para coleta seletiva em Minas Gerais

Tuk tuk amarelo destinado a coleta seletiva

A Seu Lixo, empresa de coleta seletiva de Uberlândia (MG), utiliza tuk tuk elétrico para seu serviço em condomínios. Foto: Divulgação/Agência Brasília

Uma empresa da cidade de Uberlândia (MG) está realizando coleta seletiva em condomínio com um tuk tuk elétrico. O veículo faz parte do projeto da empresa Seu Lixo, que foi criada em fevereiro deste ano, com o propósito de recolher resíduos residenciais e comerciais urbanos.

A empresa possui três veículos elétricos da Cicloway, além de um triciclo a pedal, e já solicitou mais dois modelos Formigões Baú à montadora e um tuk tuk do modelo Saúva. Os novos veículos, segundo Corrêa, farão as entregas dos materiais produzidos a partir da parceria com a Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos de Uberlândia (Arca).

Segundo o diretor da empresa, Alexandre Corrêa, a ação surtiu efeito e o volume de rejeito que seria destinado ao aterro sanitário teve uma grande redução. Já o material reciclável começou a ser vendido para a indústria local.

Leia mais: Consórcio libera linha de crédito inédito a ciclomotores elétricos

Tuk tuk utilizado por empresa de coleta seletiva
O tuk tuk tem a mesma capacidade de carga de uma Fiorino, mas é elétrico e sustentável, por um terço do valor. Foto: Divulgação/Seu Lixo

Tuk tuk elétrico traz economia e sustentabilidade

O tuk tuk Formigão Baú, da Cicloway, tem capacidade de carga de até 500 kg e autonomia de até 90 km. Esse modelo elétrico tem capacidade de carga equivalente a uma Fiorino, e pode ser adquirido por um terço do valor e com menos emissão de gases na atmosfera.

“Se você pegar uma Fiorino e andar 2.500 km em um mês, você vai emitir 3,5 toneladas de CO2. Isso sendo uma Fiorino com no máximo cinco anos. Caso tenha mais do que isso, a emissão é muito maior. Então se você substituir uma da sua frota por um Formigão e rodar a mesma quilometragem, além de toda a economia, vai estar deixando de emitir 3,5 toneladas de CO2, o que em um ano dá quase 40 toneladas de CO2”, destaca João Hannud, diretor executivo da Cicloway.

Ler o Anterior

Extração de lítio em Minas Gerais está próxima de atingir recorde

Ler o Próximo

Vendas de veículos eletrificados no Brasil atingem marca histórica

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular