Canal VE

23 de novembro de 2024

Em feira, carro elétrico estaciona com manobra do caranguejo

Visão lateral de carro com rodas viradas para o lado, num ângulo de 90 graus

Sistema e-corner, desenvolvido pela Hyundai Mobis, ganhou o apelido de caranguejo. Foto: Reprodução.

A CES 2023, maior feira de tecnologia e equipamentos eletrônicos dos Estados Unidos, já acabou, mas uma das novidades apresentadas pela Hyundai em Las Vegas ainda está dando o que falar: a manobra do caranguejo.

A Hyundai Mobis, divisão de autopeças da empresa sul-coreana, demonstrou um protótipo Ioniq 5 com um sistema e-corner, que faz o carro andar para o lado, como o simpático crustáceo. Tudo para facilitar o estacionamento paralelo.

Na demonstração, o modelo de teste Ioniq 5 pôde dirigir completamente de lado, a 90 graus, graças a uma engenhosa funcionalidade que permite às rodas do carro alcançarem o eixo correto da curvatura. Mais do que o “Crab Walking”, o sistema e-corner permite ainda que o motorista possa dirigir na diagonal, ou girar 360 graus completamente sem sair do lugar. Veja o vídeo:

 

A tecnologia não é exatamente nova, já que outras montadoras e a própria Hyundai já tinham experimentado manobras desse tipo antes. 

Tanto o Hummer EV quanto o Sierra EV, da GMC, podem andar de caranguejo, embora não a 90 graus. A empresa chinesa Dongfeng tem um protótipo que se parece com uma imitação de lagosta e que também anda na diagonal. A Mercedes-Benz é outra que oferece direção do eixo traseiro em alguns de seus EVs, mas só vai até 10 graus. 

Fato é que nenhuma delas impressionou tanto o público como o protótipo do Ioniq 5 da Hyundai apresentado agora.

Segundo a empresa, as funções podem ajudar em cidades com ruas estreitas e curvas fechadas, mas certamente facilitariam a vida do motorista que deseja estacionar em espaços urbanos apertados.

Visão frontal do carro com as rodas viradas em um ângulo de 90 graus
Sistema e-corner permite ao carro andar de lado. Foto: Reprodução.

 

Tecnologia para 2025

Embora a demonstração da Hyundai Mobis tenha causado alvoroço na CES 2023, ainda não há qualquer garantia de que a tecnologia será utilizada nas futuras versões do Ioniq 5. A empresa se limita a dizer que a tecnologia pode ser aproveitada a partir de 2025, mas sem confirmar em qual veículo ou localidade.

Enquanto a “manobra do caranguejo” não chega ao mercado, o Canal VE recomenda ao motorista manter as habilidades de estacionamento em dia.

Ler o Anterior

Para Abraciclo, e-bikes têm potencial para crescer no Brasil

Ler o Próximo

Conheça os projetos de lei a favor da eletromobilidade no Senado

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular