Canal VE

20 de julho de 2024

Eletra lança os primeiros ônibus escolares 100% elétricos do país

Ônibus escolar elétrico da Eletra

Os modelos disponíveis para o transporte escolar são de 9,6 metros e 11,3 metros (foto). Divulgação/Eletra

A Eletra apresentou, em conjunto com a Caio, os dois primeiros modelos de ônibus escolares 100% elétricos do Brasil, em Brasília (DF), durante o C-Move 2024 (Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos), evento realizado entre 19 e 20 de março de 2024.

Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG, com os chassis Mercedes Benz, para os modelos de 11,3m, e Volkswagen, para os modelos de 9,6m. São os primeiros ônibus elétricos destinados ao transporte escolar do Brasil.

O modelo menor, de 9,6m, tem capacidade para 41 passageiros sentados e mais uma vaga acessível, para usuário de cadeira de rodas. A autonomia, segundo a Eletra, fica entre 120 e 140 quilômetros, dependendo do trajeto e da forma de condução. O veículo ainda conta com recarga em movimento (recarga regenerativa) e ar-condicionado. 

Já o ônibus elétrico escolar de 11,3m tem capacidade para 52 passageiros e vaga acessível, para usuário de cadeira de rodas. Este modelo tem autonomia entre 110 e 120 quilômetros, segundo a fabricante, e também conta com recarga regenerativa e ar-condicionado.

De acordo com a Eletra, o ônibus escolar 100% elétrico, além de ser mais econômico, na comparação com um modelo a combustão, também é uma alternativa com foco na sustentabilidade. Uma frota de 100 ônibus escolares elétricos rodando por 1 ano deixaria de emitir 1.065,94 toneladas de CO2 na atmosfera.

Ônibus escolar elétrico da Eletra
Ambos os modelos foram apresentados no C-Move, em Brasília. Foto: Divulgação/Eletra

C-Move Brasília 2024

O Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-Move) é um evento que busca tratar e discutir sobre todos os avanços e desafios da mobilidade elétrica no Brasil. O evento conta com painéis de discussão com grandes empresas do setor. 

Em 2024, além de Brasília (DF), o congresso será realizado ainda em algumas capitais do Brasil, como: Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). 

Confira abaixo o calendário completo do C-Move 2024:

19 e 20 de março: C-MOVE Brasília e Dia da Mobilidade Elétrica

25 e 26 de abril: C-MOVE Sul e Dia da Mobilidade Elétrica – Florianópolis, Santa Catarina

08 de junho: Dia da Mobilidade Elétrica São Paulo – Praça Charles Muller e Museu do Futebol, São Paulo

Agosto (sem data definida): C-MOVE Minas Gerais

22 a 24 de outubro: E-MOB + C-MOVE – São Paulo Expo, São Paulo

Ler o Anterior

GWM tem meta de vender 31 mil eletrificados no Brasil em 2024

Ler o Próximo

BYD aumenta investimentos na Bahia e planeja ter até prédios

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular