Evento irá acontecer no dia 15 de junho de 2024, com carreata de veículos elétricos, exposição, test drive e test ride. Foto: Divulgação/DME
O Dia da Mobilidade Elétrica 2024 promete uma carreata de veículos elétricos pelas ruas de São Paulo no dia 15 de junho de 2024. Segundo a organização do evento, são esperados mais de mil veículos eletrificados, incluindo automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, scooters, monociclos, triciclos, bicicletas, patinetes e skates.
O evento terá início às 9h, na rua Treze de Maio, no bairro Bela Vista, com a concentração de veículos e entusiastas da mobilidade elétrica, para dar início à carreata às 10h30. O desfile da mobilidade verde percorrerá 5 km pelas principais avenidas de São Paulo, culminando na icônica Praça Charles Miller, no Pacaembu, por volta das 12h00.
Já na Praça Charles Miller, o evento seguirá com uma cerimônia oficial e a participação de especialistas e autoridades do setor, trazendo alguns dos principais temas da mobilidade sustentável. Além disso, o local contará com a exposição de produtos que envolvem todo o ecossistema da mobilidade verde, incluindo a infraestrutura de carregamento, tecnologias de baterias entre outros.
“O Dia da Mobilidade Elétrica foi criado para disseminar a eletromobilidade e oferecer ao consumidor a oportunidade de experimentar diversos modelos de veículos híbridos e elétricos. Será um sábado de uma boa experiência para toda a família, com espaço kids, área de alimentação, testes drives & rides e shows”, comenta Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro da Mobilidade Elétrica e da MES Eventos, promotora e realizadora do evento.
Empresas confirmadas e apoio ao Rio Grande do Sul
Entre as empresas confirmadas no evento estão: Eletra/Caio, Enel X, GWM, BYD, Osten Group, JAC Motors, Jeep e BMW. Entre as empresas do ecossistema de recarga está a Tupi e o Grupo JLR. Para demonstrar a micromobilidade durante o DME, Mobye Mobilidade Elétrica. Grande parte dos veículos expostos pelas empresas estarão disponíveis para test drive e test ride.
O Dia da Mobilidade Elétrica será aberto ao público que quiser participar usando os seus próprios modais de transporte elétrico. Para participar de toda a programação, os interessados deverão adquirir ingressos sociais mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação de alimentos será destinada à população do Rio Grande do Sul.
“O Dia da Mobilidade Elétrica celebra não apenas os benefícios dos veículos elétricos em termos de redução das emissões de carbono, mas também a crescente integração de diferentes modais de transporte verde e o avanço de soluções de transporte mais sustentáveis”, afirma Adriano Rufino, CEO da Ideia5, organizadora do evento.
O Canal VE apoia o Dia da Mobilidade Elétrica.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.