Canal VE

17 de maio de 2024

Cosco apresenta navio elétrico com mais de 10 mil toneladas

Navio elétrico da Cosco, na China

O Green Water 01 tem mais de 10 mil toneladas e conjunto de baterias com capacidade de até 50 mil kWh. Foto: Divulgação/Cosco

A China Ocean Shipping Company (Cosco) iniciou as operações do navio elétrico Green Water 01, um navio porta-contêineres com mais de 10 mil toneladas e conjunto de baterias com capacidade de até 50 mil kWh. Segundo a empresa estatal chinesa, o navio é a maior embarcação elétrica para contêineres do mundo.

O Green Water 01 tem comprimento total de 119,8 metros, largura moldada de 23,6 metros, profundidade moldada de nove metros, calado de projeto de 5,5 metros e velocidade máxima de 19,4 km/h. Segundo a Cosco, o Green Water 01 pode poupar 3.900 kg de combustível por cada 100 milhas náuticas percorridas (aproximadamente 185 km), reduzindo as emissões de CO2 em 12,4 toneladas.

A Cosco afirma que o navio elétrico Green Water 01 apresenta várias novidades para a indústria marítima, incluindo comprimento total, largura, capacidade do contêiner, tonelagem de porte bruto e capacidade da bateria.

Em entrevista ao canal de notícias chinês CCTV, o capitão do navio, Wang Jun, afirmou que o navio pode ser equipado com até 24 caixas de baterias, o que lhe permitirá realizar viagens que consomem até 80 mil kWh de energia, o equivalente a aproximadamente 15 toneladas de combustível em um navio convencional.

Transporte para os VEs chineses

A China, como o maior mercado de veículos elétricos no mundo, vem desenvolvendo tecnologias para acelerar as exportações destes carros e aproveitar o grande avanço da eletrificação no mundo. E o Green Water 01 é um desses exemplos de transporte em desenvolvimento.

Recentemente, a China demonstrou alguns problemas com relação ao transporte marítimo de seus veículos elétricos. Com alto preço de operação dos navios, os modelos RO/RO (roll-on/roll-off) atingiram uma tarifa diária de cerca de US$ 115 mil (aproximadamente R$ 590 mil) por dia. 

Outro ponto é a baixa quantidade de navios na frota do país. A China conta com a oitava maior frota marítima do mundo, com 33 navios que transportam automóveis, de acordo com dados da consultora marítima Veson Nautical, e divulgados pela agência de notícias Reuters.

Ler o Anterior

BYD Dolphin Mini emplaca mais de 3 mil unidades no mês de abril

Ler o Próximo

Unicamp terá centro de pesquisa em baterias de veículos elétricos

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular