Canal VE

14 de junho de 2024

Chinesa Neta Auto planeja entrar no Brasil com produção nacional

Modelos da Neta Auto estacionados

Além de três modelos até o fim de 2024, a montadora chinesa terá uma fábrica no Brasil em 2026. Foto: Divulgação/Neta Auto

A montadora chinesa Neta Auto anunciou sua vinda ao Brasil e deve lançar os primeiros modelos ainda em 2024. Além dos carros, o plano da marca para o mercado brasileiro se estende a investimentos bilionários e produção nacional.

De acordo com a Neta, inicialmente serão três modelos para o Brasil, sendo um deles com preço entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. O objetivo é se tornar um player importante no mercado nacional e na América do Sul. O plano é estabelecer um centro de montagem e distribuição de veículos e peças no Brasil para abastecer todo o mercado sul-americano.

“O mercado brasileiro é muito importante para o mercado de carros elétricos. Portanto, terá um centro de distribuição de peças e oficinas especializadas por aqui”, disse o presidente da Neta Auto e vice-presidente executivo do departamento de negócios internacionais, Wilson Sun.

Carro esportivo da Neta
A Neta Auto enxerga o Brasil como um mercado importante e como centro de distribuição para países da América do Sul. Foto: Divulgação/Neta Auto

Fábrica e concessionárias no Brasil

Assim como a BYD e a GWM, a Neta também pretende produzir seus modelos no Brasil a partir de 2026, segundo estimativa da própria montadora. A empresa estaria interessada em fábricas já existentes, para economizar tempo de instalação e reduzir o custo operacional.

Segundo a revista eletrônica Autoesporte, a Neta estaria estudando o investimento na fábrica da Toyota, localizada em Indaiatuba, no interior de São Paulo, que deve finalizar suas operações até o final de 2025. A fábrica tem 1,5 milhão de metros quadrados de área. Ainda não há muitos detalhes sobre a negociação ou sobre o investimento que será realizado no Brasil.

Entretanto, cabe ressaltar que a Neta iniciou seu plano de expansão global em 2022, e já conta com fábricas na China, onde é sua matriz, e posteriormente iniciou a produção na Tailândia e na Indonésia. Além do Brasil, México e Malásia estão no radar da Neta para a instalação de fábricas.

Outro ponto importante, que também está nos planos de expansão da Neta no Brasil, são os pontos de revenda da marca. Segundo a montadora chinesa, o plano é ter mais de 500 concessionárias fora da China, e entre os países escolhidos, está o Brasil.

SUV da Neta estacionado
Até o fim de 2026, os modelos da Neta Auto já devem ser produzidos no Brasil. Foto: Divulgação/Neta Auto

Ler o Anterior

Cadillac Optiq é o novo SUV elétrico de entrada da marca

Ler o Próximo

Vendas de carros elétricos e híbridos cresce fora das capitais

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular