Parceria com a Raízen deve garantir até 100 gabinetes com baterias para troca de motos elétricas. Foto: Divulgação/Vammo
A Vammo, startup brasileira de mobilidade, acertou uma parceria com a Raízen Power para a instalação de novos gabinetes de troca de baterias para motos elétricas da marca. Com a expansão, a empresa deve ter até 100 novas estações de troca de baterias na grande São Paulo, nos locais com oferta de recarga da rede Shell Recharge.
A primeira estação da parceria será instalada em Santo André, no Posto Shell Automan, ao lado de um ponto de recarga rápida Shell Recharge, de 50 kW de potência. A parceria também inclui colaboração com a Tupinambá, que será responsável pelo sistema digital de gestão de recarga.
“Esta parceria com a Vammo é um passo importante para trazer soluções complementares ao nosso portfólio integrado de eletromobilidade e energia renovável. Queremos transformar o mercado de mobilidade no Brasil e acreditamos que, unindo forças com outras empresas, conseguiremos atingir esse objetivo em prol de um futuro mais sustentável”, comenta Ana Paula Kira, head de estratégia, planejamento e proposta de valor de mobilidade elétrica da Raízen Power.
A Vammo conta com mais de 50 gabinetes de troca de baterias instalados na grande São Paulo e mais de 700 motocicletas elétricas da marca em circulação na capital paulista, de acordo com dados fornecidos pela startup.
Até 2025, a Vammo planeja atingir mais de 10 mil clientes e instalar mais de 1.000 gabinetes em localizações de parceiros estratégicos. Em breve, a empresa também pretende expandir a solução para outras cidades no Brasil.
“Estamos muito empolgados em trabalhar com tão grandes líderes do mercado de energia no Brasil. Nossa parceria com a Raízen Power representa uma aliança poderosa em direção a uma visão compartilhada de um futuro mais limpo e sustentável para o Brasil. Juntos, estamos confiantes em nossa capacidade de promover mudanças positivas, reduzir pegadas de carbono e melhorar a qualidade de vida urbana”, disse Billy Blaustein, Co-Fundador e COO da Vammo.
Como funcionam as trocas de baterias de motos elétricas
As motos elétricas da Vammo são equipadas com baterias removíveis. Assim, o motociclista que trabalha com o veículo pode realizar a troca em pontos estrategicamente espalhados pelas cidades e continuar o trabalho sem prejuízo de tempo.
De acordo com a Vammo, cada gabinete conta com 8 baterias e permite uma troca rápida, que pode ser feita em até dois minutos. Para realizar essa troca, basta o motociclista cadastrado ir até o gabinete, deixar sua bateria sem carga e pegar uma nova, com carga completa. A bateria que fica no gabinete é carregada automaticamente até ficar disponível para o próximo usuário.
O equipamento funciona no modo auto atendimento e, no caso da Vammo, essa troca está inclusa no plano por assinatura da motocicleta elétrica.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.