Novo serviço estará disponível “nos próximos meses”, segundo o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi. Foto: Divulgação/Uber
A Uber, por meio de seu CEO, Dara Khosrowshahi, anunciou que o Brasil terá uma categoria para veículos elétricos e híbridos, a Uber Green. Ainda não há uma data para o lançamento da Uber Green. Porém, segundo o Khosrowshahi, a nova plataforma deve estar disponível “nos próximos meses”.
O anúncio foi feito no dia 23 de maio de 2024, durante uma cerimônia de comemoração dos 10 anos da Uber no Brasil. Inicialmente, o Uber Green estará disponível para São Paulo (SP) e, posteriormente, para demais cidades.
O serviço foi criado na Europa, em 2020, e expandido para mercados na América do Norte, como Estados Unidos e Canadá. A plataforma permite que os usuários selecionem apenas carros elétricos ou híbridos e vai de encontro com o objetivo da Uber, de zerar as emissões de carbono em suas operações até 2040.
“A gente vai lançar o Uber Green em São Paulo nos próximos meses. É o produto que vários usuários vinham pedindo, e o motorista economiza com o combustível. A gente quer incentivar a base de motoristas a ir mais rápido nessa transição”, afirma Khosrowshahi.
Outras plataformas e concorrência forte
Além da plataforma exclusiva para veículos elétricos e híbridos, o CEO da Uber também anunciou a Uber Health, um serviço destinado a transporte de pessoas que necessitam de cuidados médicos e se caracteriza por ser um meio de condução mais seguro e adaptável.
Além dos dois novos serviços, o diretor revelou uma parceria com a Stuo, empresa de gestão de frotas, e permitirá que os mais de 70 mil táxis cadastrados na plataforma sejam chamados pela Uber.
A 99, principal concorrente da Uber no Brasil, já está avançando há anos no transporte de passageiros com carros elétricos e híbridos.
Além de ações próprias para o desenvolvimento da mobilidade elétrica, a 99 conta com parcerias pontuais, além da criação da Aliança pela Mobilidade Sustentável, que se estabilizou com grandes empresas como: BYD, Santander, Raízen Power, Tupi, além da 99 e outros grandes players do setor.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.