A marca de 100 mil veículos híbridos vendidos foi impulsionada por Corolla e Corolla Cross (foto). Foto: Divulgação/Toyota
A Toyota alcançou o número de 100 mil veículos híbridos comercializados no Brasil. Esse número foi somado às vendas de modelos que figuram entre os eletrificados mais vendidos no país, como Corolla e Corolla Cross, além das unidades emplacadas da Lexus, marca de luxo da montadora japonesa.
Segundo a empresa, a cada três automóveis eletrificados em circulação no país, um é Toyota ou Lexus. No último ano, mais de 21 mil unidades híbridas foram vendidas entre as duas marcas, sendo que 20 mil foram dos modelos Corolla e Corolla Cross, que são produzidos no Brasil.
“Alcançar 100 mil veículos híbridos vendidos no Brasil é um marco histórico. Na Toyota, assumimos há mais de 10 anos o compromisso de oferecer opções confiáveis de mobilidade sustentável e de alta qualidade aos consumidores brasileiros. Somos pioneiros nas tecnologias híbrida e híbrida flex, em total alinhamento com o novo desafio da transição energética”, comenta Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Estratégia para carros híbridos
Notavelmente como uma das pioneiras em veículos híbridos no Brasil, a Toyota segue investindo nesta tecnologia. De acordo com Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, a estratégia de eletrificação da marca prevê que todo modelo fabricado no Brasil conte com uma versão híbrida, destinada ao mercado nacional.
Buscando esse desenvolvimento, parte dos investimentos anunciados para o Brasil até 2026 será utilizado na fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, a ser lançado em 2025, e de outro modelo híbrido flex desenvolvido especialmente para o Brasil.
Cabe relembrar que, no Brasil, o primeiro eletrificado da fabricante foi lançado onze anos atrás: o Toyota Prius, primeiro híbrido produzido em série no mundo. Esse modelo foi considerado o precursor da tecnologia híbrida no Brasil e colaborou para a popularização do, até então desconhecido, motor híbrido.
Exportações também em alta
Além da marca alcançada pelos modelos híbridos no Brasil, a Toyota bateu o número de 700 mil exportações de veículos fabricados no Brasil. Esse número foi alcançado desde o início das operações para outros países, em 1999, até o fim do primeiro quadrimestre de 2024, somando mais de 700 mil veículos exportados.
“Estamos orgulhosos de atingir essa marca histórica de mais de 700 mil veículos exportados ao longo desses 25 anos. Este é um reflexo do compromisso da Toyota com a excelência e a inovação. Essa conquista demonstra o quanto acreditamos no Brasil e seguimos determinados a continuar essa jornada, contribuindo para o crescimento econômico do país e fortalecendo a indústria automotiva”, destacou Maggio.
Após o período de pandemia, o ano de 2023 apresentou a volta do crescimento nas exportações da marca, quando enviou 82.419 unidades para os 22 países da América Latina e Caribe. Esse montante equivale a 40% da produção da marca no Brasil. O modelo mais exportado pela Toyota foi o Corolla Cross, com 31.700 unidades.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.