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13 de abril de 2024

Startup americana mostra bateria de baixo custo para carros elétricos

Imagem mostra projeção da bateria no formato de um chassi de carro

Bateria Gemini, da startup ONE, tem baixo custo. Foto: Divulgação/ONE

A expansão do mercado de carros elétricos passa, necessariamente, pelo avanço de novas tecnologias de baterias, que permitam maior autonomia aos veículos, por um preço mais competitivo. E essa é a proposta da startup ONE (Our Next Energy), com sede em Michigan, nos Estados Unidos.

A nova empresa anunciou uma nova bateria sem ânodo projetada para reduzir o custo da célula em até 50%, e com autonomia de 965 quilômetros, segundo informações da companhia divulgadas para a imprensa norte-americana.

Em entrevista, o fundador e presidente-executivo da ONE, Mujeeb Ijaz, disse que o pacote Gemini começará a ser produzido em uma nova fábrica de 20 gigawatts-hora nos EUA em 2026. A nova bateria usa tecnologia com duas químicas de células diferentes, incluindo uma para fornecimento de energia para a condução diária e outra para armazenar a energia e estender o alcance em viagens mais longas.

O segredo, de acordo com a empresa, estaria nas células extensoras de alcance de grande formato da Gemini. Enquanto as células padrão usam cátodos (polo positivo) de fosfato de ferro e lítio relativamente convencionais e ânodos (polo negativo) de grafite, as células extensoras de alcance são livres de ânodo, o que elimina o uso de grafite e equipamentos de fabricação de ânodo.

Assim, os cátodos são projetados para usar uma mistura única de lítio e manganês e uma porcentagem muito menor de níquel, eliminando o cobalto, de acordo com Ijaz.

“Tem sido minha aspiração de longo prazo eliminar tanto o níquel quanto o cobalto”, disse Ijaz sobre dois materiais catódicos importantes na maioria das baterias de carros elétricos atuais que são mais caros e menos sustentáveis ​​do que materiais comuns como o manganês.

Ao eliminar o ânodo nessas células, a ONE diz que pode reduzir o custo da célula na produção em massa em US$ 50 por kWh — uma economia significativa em relação aos custos atuais estimados em US$ 100 a US$ 110 por kWh.

“Nosso objetivo é lançar a bateria Gemini em 2026 com zero cobalto e 26% de níquel ou menos, usando manganês como material catódico primário”, disse Ijaz.

Parceria com BMW

A ONE assinou um acordo com o BMW Group para incorporar a tecnologia de bateria Gemini nos carros da marca. A primeira experiência será realizada no BMW iX. O protótipo do veículo deverá ser concluído até o final de 2022.

Imagem mostra projeção de um carro preto da BMW equipado com bateria da ONE
Protótipo do novo carro da BMW com bateria da ONE deve ser apresentado até o fim de 2022. Foto: Reprodução.

 

“Estamos entusiasmados por trabalhar com a BMW para demonstrar nossa tecnologia de bateria de longo alcance Gemini aos consumidores”, disse Mujeeb Ijaz.

“À medida que a adoção de carros elétricos cresce, os motoristas estão aprendendo que as condições do mundo real podem reduzir significativamente o desempenho de suas baterias. Situações comuns como manter a velocidade da estrada, temperaturas de inverno, escalar montanhas, situações de reboque ou uma combinação de todas as quatro coisas apresentam desafios para os veículos elétricos. Planejamos colocar o dobro de energia em baterias, para que os VEs possam lidar facilmente com a condução de longa distância em condições do mundo real”.

Para Jürgen Hildinger, chefe de novas tecnologias de armazenamento de alta tensão do BMW Group, a empresa está bastante interessada em incorporar a tecnologia da ONE em seus carros. “Estamos confiantes de que, dada a viabilidade econômica, isso pode levar a oportunidades e estratégias comerciais para integrar as tecnologias de bateria da ONE em modelos de nossa futura linha de produtos BEV”, afirmou.

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