Canal VE

13 de abril de 2024

Raízen e VW inauguram eletropostos; meta é descarbonizar o Brasil

Pontos de recarga estão localizados nas fábricas de São Bernardo do Campo/SP (Anchieta) e de Taubaté/SP. Foto: Divulgação/VW

Aos poucos, mais eletropostos de recarga rápida são disponibilizados para os usuários de veículos elétricos no Brasil. Desta vez, a Volkswagen do Brasil e a Raízen firmaram parceria para instalar duas novas estações de recarga rápida, em São Bernardo do Campo (SP) e Taubaté (SP).

Os pontos foram inaugurados nesta semana, nas duas fábricas da montadora alemã nas cidades paulistas. Ambos os pontos haviam sido utilizados no evento ID. Week, no final de 2021, e foram cedidos em comodato pela Raízen.

A energia utilizada nos dois carregadores é 100% limpa, ou seja, é proveniente de fontes renováveis, sendo a energia hídrica a principal, de acordo com o anúncio da montadora. Os equipamentos têm capacidade para carregar simultaneamente em corrente contínua (CC) com a potência de 50kW, e em corrente alternada (CA) com potência de 22kW. Cada carregador está equipado com os conectores CHAdeMO, (CCS2) e Type-2.

Incentivo à descarbonização

A parceria entre Volkswagen do Brasil e Raízen tem o objetivo de valorizar o uso de energia renovável para a descarbonização do setor automotivo no país.

Executivos da Volkswagen e da Raízen ao lado de eletroposto
Pablo Di Si (à esq.), chairman executivo da Volkswagen América Latina, Lauran Wetemans, vice-presidente de negócios de Downstream da Shell para a América Latina, e Ricardo Mussa, CEO da Raízen. Foto: Divulgação/VW

“Estamos acelerando o processo de descarbonização no Brasil e esta é uma das etapas desta importante parceria com a Raízen. Agora, podemos proporcionar aos nossos visitantes um ponto de recarga rápida na (unidade da Rodovia) Anchieta e em Taubaté. Além disso, vamos utilizá-los para prosseguirmos com os testes dos IDs. É possível, por exemplo, percorrer o trajeto com o ID.4, que tem autonomia de aproximadamente 520 km, de uma fábrica a outra – ida e volta – sem emitir CO2 ao meio ambiente, abastecendo com energia limpa proveniente de fonte renovável”, afirma Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.

“Esta é mais uma etapa importante da nossa parceria para acelerar a descarbonização e a mobilidade elétrica no Brasil. A Raízen dará suporte ao programa de testes dos carros elétricos da Volkswagen e segue com o compromisso de implantar uma ampla rede de eletropostos Shell Recharge no Brasil. Vamos acompanhar a demanda do mercado e oferecer a melhor solução de recarga rápida com uma experiência única para nossos clientes”, afirma Ricardo Mussa, CEO da Raízen.

O acordo entre as empresas contempla ainda uma série de iniciativas, incluindo a instalação de novos postos de recarga para veículos elétricos da marca e o fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da VW.

Ler o Anterior

99 e BYD anunciam parceria para frota elétrica de transporte por app

Ler o Próximo

Como calcular o consumo de um carro elétrico? Entenda a conta

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular