Canal VE

13 de abril de 2024

Aparelho atesta segurança em estações de recarga de VEs

Equipamento FEV100 tem o tamanho de uma caixa de sapato e tem cores amarela e preta

Adaptador de testes FEV100, da Fluke, foi desenvolvido para garantir segurança em estações de recarga. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Uma estação de recarga de veículos elétricos precisa funcionar corretamente para garantir a segurança dos usuários. Para garantir risco zero de acidente na operação, é possível testar o equipamento após a instalação e durante a manutenção preventiva. 

Por isso, a Fluke, líder mundial em instrumentos e ferramentas de teste e medição, disponibilizou para o mercado brasileiro o FEV100, um adaptador de teste para estação de carregamento de veículos elétricos. 

Com o aparelho, técnicos conseguem realizar pré-testes de aterramento de proteção e confirmar se não há presença de tensão perigosa. A ferramenta simula a presença de um veículo elétrico, permitindo que o técnico conduza os testes em combinação com instrumentos de teste apropriados, como um multímetro digital ou osciloscópio. Assim, é possível corrigir eventuais falhas e reduzir os riscos na operação.

“Esse equipamento permite que você possa plugar e ter acesso a toda rotina de testes de uma estação veicular”, afirma o gerente de produtos da Fluke, Osvaldo Conegundes. 

“A facilidade de uso é um diferencial. Antes, era necessário plugar um carro elétrico para fazer os testes. Isso deixava os custos impraticáveis. Com essa ferramenta, é possível se conectar à estação de modo mais prático e rápido, permitindo obter informações sobre a corrente elétrica, possíveis flutuações, e saber se a instalação está adequada e se realmente entrega aquilo para o que foi projetada”, diz.

Com o FEV100, é possível fazer verificações de falha de aterramento, isolamento de fios, medição de tensão e ciclo de trabalho, incluindo corrente máxima disponível. De acordo com a fabricante, o equipamento foi desenvolvido para operar com estações de recarga de veículos elétricos que seguem os padrões SAE J1772.

Além disso, o equipamento permite a troca do tipo de plugue, devido à grande diversidade de conectores de carros elétricos no Brasil e no mundo.

Segundo o gerente de produtos da Fluke, o equipamento foi desenvolvido para os fabricantes das estações, os integradores e os técnicos de segurança.

“O usuário do carro quer simplesmente plugar o carro dele e no tempo determinado ter o veículo carregado. Mas, antes disso, a gente precisa cuidar da segurança dele e daquela instalação, a segurança de todos que fazem uso daquele ambiente”, completa Conegundes.

Osvaldo Conegundes, da Fluke, segura equipamento denominado FEV100
Osvaldo Conegundes, gerente de produtos da Fluke. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Estratégia de pós-venda é ampliada

A Fluke acaba de anunciar a ampliação da assistência técnica da marca no Brasil. Isso porque a Trescal, líder global em serviços de calibração, concluiu o processo de aquisição da Metracal, companhia especializada em manutenção de instrumentos de medição e responsável pelo suporte técnico da Fluke nos últimos 22 anos.

Com a aquisição, a Trescal passa a ser a nova assistência técnica autorizada da Fluke no Brasil, mantendo o conhecimento do corpo técnico e o legado em reparos da companhia realizado pela Metracal, agora com uma estrutura internacional de serviços e alto padrão de qualidade.

A parceria com a Trescal está alinhada à estratégia da Fluke em aprimorar ainda mais a jornada de seus clientes. Por meio de sua nova área de Customer Total Care, a companhia pretende investir mais de R$ 2,5 milhões nos próximos anos. 

A estimativa é que o retorno do investimento supere  R$ 15 milhões, somente em pós-venda. Assim, segundo a empresa, seria possível duplicar a capacidade de atendimento e ampliar o portfólio de equipamentos disponíveis no mercado.

Ler o Anterior

Campinas é a primeira do Interior a receber eletroposto da Raízen

Ler o Próximo

JAC Motors vai vender apenas carros 100% elétricos no Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular