A Aliança conta com diversas empresas, lideradas pela 99. Foto: Divulgação/99
A Aliança pela Mobilidade Sustentável anunciou novas metas para o ano de 2023, como atingir a marca de mil carros eletrificados na frota da 99 e pelo menos mil postos de carregamento na cidade de São Paulo.
O projeto, que teve início em 2022, liderado pela 99, conta com outras 10 empresas (Banco BV, BYD, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, EzVolt, Tupinambá Energia, Zletric), todas envolvidas no ecossistema da mobilidade elétrica. O programa já recebeu um investimento de R$ 35 milhões.
O primeiro ano da aliança foi um sucesso. O objetivo era alcançar a marca de 300 veículos eletrificados rodando pela 99, o que foi superado. Atualmente, a empresa de transporte por aplicativo tem 485 modelos eletrificados disponíveis em sua plataforma.
A 99, em conjunto com as demais empresas, pretende fomentar ainda mais a expansão das estações de carregamento, com a criação de 10 mil pontos públicos de recarga e 10 mil veículos eletrificados no transporte público por aplicativo. O objetivo é atingir essa meta até 2025.
Transição energética da mobilidade
O projeto visa desenvolver, fomentar e incentivar o uso de veículos elétricos. A principal ideia é mostrar na prática (com a frota da 99) e com o desenvolvimento da estrutura (pontos de carregamento).
Além disso, a Aliança pela Mobilidade Sustentável tem como meta diminuir as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando o aluguel entre motoristas de aplicativo, fornecendo apoio às montadoras e a outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos, além do monitoramento da recepção pelo público.
A Aliança pela Mobilidade Sustentável é muito importante para o desenvolvimento nacional da mobilidade elétrica, por contar com grandes empresas do setor. “A transformação da mobilidade só é possível com a união de forças entre os players do setor. As metas da Aliança só são tangíveis pelo interesse desses grandes parceiros e investidores, os quais, assim como a 99, desejam ser pioneiros e criar um legado na mobilidade urbana brasileira”, afirma Fernando Pfeiffer, diretor de Estratégia de DriverLAB na 99.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.