Canal VE

18 de maio de 2024

Aliança pela Mobilidade prevê mil carros elétricos até o fim de 2023

Carro elétrico branco, da marca BYD, em movimento na rua

A Aliança conta com diversas empresas, lideradas pela 99. Foto: Divulgação/99

A Aliança pela Mobilidade Sustentável anunciou novas metas para o ano de 2023, como atingir a marca de mil carros eletrificados na frota da 99 e pelo menos mil postos de carregamento na cidade de São Paulo.

O projeto, que teve início em 2022, liderado pela 99, conta com outras 10 empresas (Banco BV, BYD, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, EzVolt, Tupinambá Energia, Zletric), todas envolvidas no ecossistema da mobilidade elétrica. O programa já recebeu um investimento de R$ 35 milhões.

O primeiro ano da aliança foi um sucesso. O objetivo era alcançar a marca de 300 veículos eletrificados rodando pela 99, o que foi superado. Atualmente, a empresa de transporte por aplicativo tem 485 modelos eletrificados disponíveis em sua plataforma.

A 99, em conjunto com as demais empresas, pretende fomentar ainda mais a expansão das estações de carregamento, com a criação de 10 mil pontos públicos de recarga e 10 mil veículos eletrificados no transporte público por aplicativo. O objetivo é atingir essa meta até 2025.

Carro elétrico branco, estacionado na rua
Com metas ousadas, a Aliança pela Mobilidade Sustentável busca atingir 10 mil carros na 99 e 10 mil carregadores. Foto: Divulgação/99

Transição energética da mobilidade

O projeto visa desenvolver, fomentar e incentivar o uso de veículos elétricos. A principal ideia é mostrar na prática (com a frota da 99) e com o desenvolvimento da estrutura (pontos de carregamento).

Além disso, a Aliança pela Mobilidade Sustentável tem como meta diminuir as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando o aluguel entre motoristas de aplicativo, fornecendo apoio às montadoras e a outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos, além do monitoramento da recepção pelo público.

A Aliança pela Mobilidade Sustentável é muito importante para o desenvolvimento nacional da mobilidade elétrica, por contar com grandes empresas do setor. “A transformação da mobilidade só é possível com a união de forças entre os players do setor. As metas da Aliança só são tangíveis pelo interesse desses grandes parceiros e investidores, os quais, assim como a 99, desejam ser pioneiros e criar um legado na mobilidade urbana brasileira”, afirma Fernando Pfeiffer, diretor de Estratégia de DriverLAB na 99.

Carro elétrico branco carregando em exposição
Além dos carros e da estrutura, a Aliança busca facilitar o aluguel, as peças e tudo que envolva o setor. Foto: Divulgação/99

Ler o Anterior

Vendas de veículos eletrificados crescem 51% no 1º quadrimestre

Ler o Próximo

Volvo lança projeto para ampliar rede de recarga com parceiros

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular