Novo XC90 deve chegar ao Brasil no 1º trimestre de 2025. Foto: Divulgação/Volvo
A Volvo anunciou o lançamento da nova versão do SUV híbrido plug-in XC90, com design remodelado e novas atualizações tecnológicas. O início de produção para o novo modelo está previsto para o mês de dezembro de 2024, em Torslanda (Suécia). O veículo deverá ser lançado no mercado brasileiro no primeiro trimestre do próximo ano, com um preço atrativo para a categoria de SUVs grandes com capacidade para sete lugares.
O modelo híbrido plug-in XC90 oferece 47 km de autonomia totalmente elétrica com uma carga, segundo dados oficiais do Inmetro. Uma das novidades é o novo design exterior, mais contemporâneo, chamando ainda mais a atenção de seus consumidores.
Uma das principais mudanças está no interior do XC90, a cabine foi renovada, aprimorando a praticidade e incorporando a mais recente tecnologia de bordo, semelhante à oferecida nos novos modelos elétricos EX90 e EX30. A tela central agora é maior e possui maior resolução, proporcionando uma experiência de usuário aprimorada e acesso a novos recursos, aplicativos e atualizações de software realizadas de forma remota (over-the-air).
“A nova XC90 exala confiança, e por que não exalaria? Nosso modelo híbrido de ponta tem sido um dos nossos best-sellers por anos e continua a ser o favorito de muitos clientes”, diz Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
“Quer você busque conforto, espaço, luxo, versatilidade ou eficiência híbrida, o XC90 entrega em todos os aspectos. Juntos, o XC90 e seu irmão totalmente elétrico EX90 oferecem aos clientes as opções que melhor se adequam a eles e nos equipam com um portfólio equilibrado à medida em que continuamos nossa transição para a eletrificação total”, complementa o executivo.
Segurança e conforto
Como outros modelos da Volvo, o XC90 é equipado com recursos avançados de segurança. Sua estrutura robusta e conjunto de tecnologias de segurança ativa visam apoiar o motorista, os ocupantes e outros usuários da via.
Com o auxílio de radar e uma câmera frontal, o XC90 é capaz de identificar se o veículo saiu da sua faixa e, se necessário, direcioná-lo de volta para a pista, ajudando a evitar possíveis colisões. Além disso, o sistema pode acionar os freios e a direção para mitigar o risco de colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e grandes animais, como alces, comuns nas estradas da Suécia, país de origem da Volvo.
Nas versões Ultra e Ultra Dark, o XC90 com suspensão a ar pode ser rebaixado em 20 mm para facilitar o acesso ou elevado em até 40 mm para melhorar a performance em terrenos irregulares ou altas velocidades. A adição de isolamentos reduz os ruídos de vento e da estrada.
O interior renovado apresenta um painel horizontal com materiais reciclados premium e novas saídas de ar verticais. A iluminação aprimorada cria uma atmosfera mais sofisticada à noite. Além disso, o design foi ajustado para oferecer mais praticidade, com espaço adicional no console central e um carregador de telefone por indução atrás do túnel central.
O XC90 pode ser equipado com o sistema de som High Fidelity da Bowers & Wilkins, conhecido por sua reprodução acústica precisa.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.