
Volkswagen ID. Every 1 é o conceito da marca para atrair novos clientes para a mobilidade elétrica. Foto: Divulgação/Volkswagen.
A Volkswagen mostrou, pela primeira vez, o VW ID. Every1, carro-conceito 100% elétrico de entrada, com preço previsto de 20 mil euros (R$ 121,6 mil na conversão atual) para o mercado europeu. Com design esportivo, interior versátil e recursos digitais de última geração, que permitem atualizações ao longo do tempo, o VW ID. Every1 quer atrair o grande público para a mobilidade elétrica.
O carro-conceito deve chegar ao mercado em 2027. Antes, em 2026, a Volkswagen já está preparando o ID. 2all, na faixa dos 25 mil euros (R$ 155,9 mil, na conversão atual). Ambos fazem parte da nova família de veículos elétricos urbanos da Volkswagen, que têm como base a plataforma modular elétrica (MEB) de tração dianteira.
O ID. Every1 promete velocidade máxima de 130 km/h e um motor elétrico de 70 kW (95 cv), com autonomia mínima de 250 km. Com 3.880 mm de comprimento, ele se posiciona entre o antigo up! (3.600 mm), o ID. 2all (4.050 mm) e o atual Polo (4.074 mm). Segundo a marca, o interior acomoda quatro pessoas e oferece um porta-malas de 305 litros, podendo chegar a 733 litros com os bancos traseiros rebatidos.
“O ID. Every1 completa nosso portfólio no segmento de grande volume. Vamos oferecer a cada cliente o carro certo com o sistema de propulsão ideal, incluindo um modelo elétrico acessível. Nossa meta é consolidar a Volkswagen como líder em tecnologia até 2030”, disse Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passengers Cars.

Foco nos clientes
Segundo o comunicado da Volkswagen na ocasião do lançamento do carro-conceito, a empresa está priorizando a personalização na nova geração de veículos. O ID. Every1 será o primeiro modelo do Grupo Volkswagen a incorporar uma nova e potente arquitetura de software, permitindo atualizações ao longo de todo o seu ciclo de vida. Isso significa que, mesmo após a compra, os proprietários poderão personalizar e atualizar o veículo conforme suas necessidades.
O modelo segue a nova linguagem de design da Volkswagen, combinando traços marcantes com funcionalidade. “Nosso objetivo foi criar algo ousado, mas acessível. O ID. Every1 tem uma aparência confiante, porém simpática, com faróis dinâmicos e uma traseira que ‘sorri’, criando um carro com personalidade própria”, disse Andreas Mindt, chefe de design da marca.
O VW ID. Every1 faz parte do plano estratégico da Volkswagen para a mobilidade elétrica, que inclui reforço da competitividade e ampliação do portfólio existente, com o lançamento de nove modelos até 2027, e tornar-se a fabricante de maior volume e referência tecnológica até 2030. Resta saber se conseguirá frear o apetite das marcas chinesas nesse mercado.


Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.