Volvo XC40 foi o carro 100% elétrico mais vendido no Brasil em 2022. Foto: Divulgação/Volvo.
Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves eletrificados (100% elétricos a bateria ou híbridos) no Brasil, de janeiro a outubro, já somam 38.704 unidades. Mesmo faltando dois meses para o fim de 2022, o número já é maior que o registrado em todo o ano passado, que foi de 34.990 emplacamentos.
De acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o mês de outubro de 2022 teve 4.460 unidades emplacadas, uma queda de 30,24% em relação ao mês de setembro. No entanto, o acumulado de janeiro a outubro de 2022 representa um aumento de 43,64% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que demonstra o maior interesse dos consumidores brasileiros por carros eletrificados.
“Isso representa um resultado 43,6% maior que o acumulado no mesmo período de 2021, quando cerca de 27 mil veículos eletrificados foram emplacados”, diz Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
Apesar do crescimento, a participação de veículos eletrificados no setor automotivo como um todo ainda é pequena. Isso pode explicar a grande diferença percentual dos veículos eletrificados no Brasil de um ano para o outro.
De acordo com a Fenabrave, de janeiro a outubro, mais de 1,56 milhão de automóveis e comerciais leves, com qualquer motorização, foram vendidos no país. Isso representa alta de 3,3% no acumulado dos 10 primeiros meses do ano. Para a entidade, o setor automotivo no Brasil mantém a recuperação que vem sendo observada desde a pandemia.
Carro elétrico mais vendido
O carro elétrico mais vendido no Brasil em outubro de 2022, de acordo com os dados divulgados pela Fenabrave, foi o Volvo XC40. Foram 264 emplacamentos do modelo da marca sueca, o que garantiu ao veículo um lugar entre os 50 mais vendidos em todo o território nacional, considerando todas as motorizações e categorias. O XC40 aparece na 47a. posição da lista.
O vice-líder entre os veículos elétricos, de acordo com o relatório, foi o Renault Kwid, com 102 unidades vendidas em outubro.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.