Valeo está presente no Brasil há 50 anos. Foto: Divulgação/Valeo.
A Valeo, empresa de tecnologia com foco em segurança veicular, automação e eletrificação, comemora 50 anos de operações no Brasil ampliando o portfólio de soluções de hibridização, com o iBSG, sistema Belt Starter Generator 12V/48V para motores flex fuel, o primeiro do tipo fabricado no Brasil. O sistema é a base tecnológica dos modelos híbridos do tipo MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle).
De acordo com a empresa, o sistema iBSG recupera a energia durante os momentos de desaceleração e frenagem do veículo e a reserva em baterias. Essa energia acumulada volta convertida em mecânica por meio do iBSG e atua auxiliando o motor a combustão durante as acelerações, além de possibilitar o seu desligamento quando o carro está parado no trânsito, circulando a baixas velocidades ou em velocidade constante.
Ainda segundo a Valeo, com a conversão da energia e seu reaproveitamento, o sistema contribui para economia de combustível, redução de emissões, aumento da autonomia e melhora do desempenho do carro.
Em encontro com a imprensa na fábrica de Campinas (SP), em 4 de dezembro de 2024, executivos da Valeo afirmaram que os modelos MHEV flex representam uma tendência das montadoras que já atuam no Brasil e que buscam soluções de eletrificação e descarbonização de seus veículos.
Apesar de os modelos MHEV registrarem crescimento nas vendas no mês de novembro, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), os modelos elétricos plug-in (BEV e PHEV), que utilizam sistemas com maior participação da energia elétrica na força do carro, lideram o mercado de eletrificação dos veículos desde o início do ano de 2024.
Tecnologia a favor da eletrificação
Como empresa de tecnologia e parceira de montadoras de todo o mundo e novos players de mobilidade, a Valeo oferece inovações tecnológicas e industriais em eletrificação, sistemas de assistência à direção (ADAS), automação e sistemas térmicos para o gerenciamento de baterias de veículos elétricos e híbridos, entre outras.
“Nosso crescimento no Brasil é reflexo da estratégia da Valeo de ser uma indústria global, com adaptação local, considerando as características e particularidades de cada mercado onde atua. Chegamos ao país nos anos 1970, por meio de aquisições e enxergando o potencial do Brasil e região. Cinco décadas depois, somos uma das maiores empresas de tecnologia automotiva do país, fornecemos para a maioria das montadoras e Aftermarket e seguimos acreditando e investindo no mercado nacional”, diz Mauro Dias, presidente na Valeo América do Sul.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.